Como economizar combustível?

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Como economizar combustível?

Como economizar combustível?

Economizar combustível tem sido uma missão nesses tempos de variação de preços. Para quem depende de carro no dia a dia, isso é ainda mais importante. Por isso, se houver qualquer dúvida nesse percurso, estaremos aqui. Se você pensou em confiança e economia, pensou AutoNext.

Dicas para economizar combustível

  • nunca encha o tanque até o limite
  • evite cargas exageradas
  • seja consciente com o ar-condicionado
  • evite combustíveis “barato demais” ou batizado
  • respeite as trocas de marcha
  • tenha os pneus calibrados e rodas balanceadas
  • manutenção em dia (velas, filtros, sensores, etc)

Se estiver com pressa, essas são as dicas, mas convidamos a ler todo material que explica direitinho os motivos.

Economizar combustível com qualidade

O barato pode sair caro, quando você abastece com procedência duvidosa ou com valores  muito abaixo do normal. Ainda mais com combustível batizado, mesmo sendo mais barato na hora do abastecimento. Se o seu carro permite gasolinas aditivadas sem causar dano ao tanque tanto quanto à linha de combustível, invista. Um litro de combustível pode tanto render o máximo do seu carro, quanto engasgar e te deixar na mão.

Antes de mais nada, a gasolina mais barata nem sempre vai te economizar dinheiro. Os danos causados pelo uso recorrente de gasolina de baixa qualidade aumenta a manutenção. O mau uso igualmente reflete no desempenho dos bicos injetores, carbonização nas câmaras, e uso irregular dos demais componentes do motor.

Use gasolina de qualidade, tanto aditivada quanto com maior octanagem. Com esse combustível, seu veículo precisa consumir menos para percorrer a mesma distância. No geral, ele vai andar mais, consumindo menos para que essa diferença, aos poucos se reflita no bolso.

Nunca encha o tanque!

Acabamos de falar sobre combustível de qualidade. Mas a verdade é que, se você encher o tanque para aproveitar uma promoção, vai levar peso extra de graça. Ou melhor, vai pagar mais por quilômetro para levar essa “carga extra”.

Um tanque cheio pesa mais, só que tanque vazio vaporiza mais. Sua gasolina pode virar vapor dentro do tanque. O cheiro de gasolina, por exemplo, é a volatilização, quando ela simplesmente “vira ar”. Papo técnico: a vaporização é o contato do combustível (que é muito volátil) com o ar. 

Evite muita carga

Não esqueça um saco de cimento no porta-malas – ou qualquer coisa pesada. Você já deve ter visto que no automobilismo os carros andam com o mínimo de combustível. Essa prática diminui o peso e permite o melhor desempenho. Fazendo menos esforço, o veículo roda melhor. Rodando melhor, o veículo economiza combustível.

Rodar com tanque parcialmente abastecido é uma dica de como economizar combustível.
Rodar com tanque parcialmente abastecido é uma dica de como economizar combustível.

Nesse sentido, rodar com o veículo aliviado te ajuda a economizar combustível. Práticas simples podem ser adotadas no dia a dia. Confira se não há caixas, peças, equipamentos nos espaços livres do veículo, como porta-malas ou banco traseiro. Qualquer carga acima de 10kg influencia no desempenho.

Use o Ar-Condicionado com sabedoria

O ar alivia e refresca, mas também consome mais combustível. O acionamento do compressor do ar é mecânico. Quem faz o compressor do ar-condicionado girar é o motor. Sabendo disso, concluímos que o uso do compressor dificulta a rotação do motor, exigindo mais combustível para trabalhar. No verão, no entanto, é quase impossível viver sem ar dentro do carro.

A dica de ouro é usar o ar-condicionado em temperaturas amenas.

Quanto maior a variação do ar com o clima, maior o esforço do conjunto inteiro de ar-condicionado. Para gastar menos é indicado usar o ar-condicionado nos níveis mais baixos, com circulação aberta. Se já existe a função automática no seu carro, melhor ainda. Os carros mais modernos lêem o ambiente e entregam a temperatura ideal na medida certa.

Respeite as trocas de marcha

Um motor que gira mais, consome mais combustível. As rotações são reflexo do esforço do motor. Com ou sem conta-giros, você deve estar igualmente atento ao que o motor pede. Estar atento ao momento das trocas de marcha é uma dica infalível para manter o motor tranquilo e a velocidade constante.

Quando se demora demais para trocar de marcha, o motor é forçado a girar mais vezes para alcançar o desempenho da próxima marcha. Cada troca de marcha libera um novo ciclo de torque, velocidade final e conforto.

O ideal é viajar em “velocidade de cruzeiro”. Uma montanha-russa de trocas, velocidade e giro estressa o conjunto mecânico e encurta a vida de todas as peças.

Pneus calibrados e rodas balanceadas

Se parece simples assim, é porque é. Rodas e pneus transmitem todo trabalho do conjunto mecânico para o chão. Estar com tudo alinhado e rodando liso diminui o esforço para transformar a queima de combustível em deslocamento.

Falando assim fica até óbvio, mas evite rodar de qualquer forma. Conferir a pressão dos pneus é essencial para diminuir o atrito com o piso. Manter os valores ideais recomendados pela fabricante garante menor uso da banda de rodagem e tem o mesmo resultado na estabilidade.

Já a geometria e balanceamento influenciam no conforto e desempenho. Essas duas revisões preventivas exigem menos da carroceria e dos componentes da suspensão. Ande com as quatro rodas juntas, ao invés de deixar uma prejudicar o resto. Ah, os vidros fechados também são grandes aliados para manter essa velocidade, caso queira saber.

Manutenção do conjunto mecânico

Aqui você vai entender a importância da manutenção no uso do conjunto. Para economizar combustível, como já foi comentado, tudo precisa rodar liso. Os tópicos estão reunidos para facilitar sua análise e entender cada parte dele.

Não esqueça de trocar o óleo

As peças metálicas móveis do propulsor tem contato direto com os óleos. Com menor atrito, elas trabalham livremente e rendem melhor. Indica-se realizar a troca a cada 10.000 km ou por tempo de uso e com a viscosidade indicada pela montadora.

👉 Aqui falamos sobre quando trocar óleo e filtros.

3 tipos de velas NGK
Economizar Combustível passa diretamente por velas de ignição.

Velas de ignição e filtros

Revise todas as velas. Elas devem funcionar corretamente queimando combustível. Cada vela corresponde a um cilindro, portanto recebe quantidade de ar/combustível para tal função. Quando a vela não queima, o combustível continua indo para a câmara de combustão.

Os filtros são responsáveis por purificar o combustível bem como o ar do conjunto. Só para ilustrar, quando eles ficam velhos e sujos, dificultam a passagem dos fluidos. Nesse sentido, os filtros podem trabalhar abaixo, afetando o rendimento geral.

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Sensor do fluxo de ar

Vá à concessionária ou mecânica de confiança e faça um teste. Mais conhecido como MAF, ele informa quanto ar entra no motor, ou seja, estar com ele 100% permite que a mistura ar/combustível seja perfeita, economizando combustível e os demais componentes.

Leia os instrumentos no painel

As luzes acesas enquanto há um defeito no sistema, o painel lhe informa. Tudo parece estar funcionando normalmente, mas alguma surpresa vai acontecer.

No entanto, é obrigação do principal condutor estar atento ao painel e manter tudo em ordem. A economia de combustível e do mesmo modo, a segurança de todos dependem do bom funcionamento. O conjunto em ordem garante economia, como resultado, conforto e longa vida ao veículo.

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