Como Economizar Combustível

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Como Economizar Combustível

Aqui vamos responder como economizar combustível. E se você está cansado de dicas comuns, é provável que este conteúdo vá te surpreender. Reunimos os principais tópicos a fim de gerar uma condução segura e econômica.

Nossos materiais são focados em soluções, assim como nossos produtos. Por isso, se houver qualquer dúvida nesse percurso, estaremos aqui. Se você pensou em confiança e economia, pensou AutoNext. Boa leitura!

Como Economizar Combustível com Qualidade

O barato pode sair caro, ainda mais com gasolina batizada. Menor octanagem rende menos, mesmo sendo mais barato na hora do abastecimento. Se o seu carro permite gasolinas aditivadas sem causar dano ao tanque tanto quanto à linha de combustível, invista. Um litro de combustível pode tanto render o máximo do seu carro, quanto engasgar e te deixar na mão.

Antes de mais nada, a gasolina mais barata nem sempre vai te economizar dinheiro. Os danos causados pelo uso recorrente de gasolina de baixa qualidade aumenta a manutenção. O mau uso igualmente reflete no desempenho dos bicos injetores, carbonização nas câmaras, e uso irregular dos demais componentes do motor.

Use gasolina de qualidade, tanto aditivada quanto com maior octanagem. Com esse combustível, seu veículo precisa consumir menos para percorrer a mesma distância. No geral, ele vai andar mais, consumindo menos para que essa diferença, aos poucos se reflita no bolso.

Não Encha o Tanque!

Acabamos de falar sobre combustível de qualidade. Mas a verdade é que, se você encher o tanque para aproveitar uma promoção, vai levar peso extra de graça. Ou melhor, vai pagar mais por quilômetro para levar essa “carga extra”.

Aqui temos dois pontos: um tanque cheio pesa mais, só que tanque vazio vaporiza mais. A vaporização é o contato do combustível (que é muito volátil) com o ar. Sua gasolina pode virar vapor dentro do tanque. O cheiro de gasolina, por exemplo, é a volatilização, quando ela simplesmente “vira ar”.

Evite Cargas Exageradas

Falando nisso, você já deve ter visto que no automobilismo os carros andam com o mínimo de combustível. Essa prática diminui o peso geral do conjunto, o que permite melhor desempenho. Fazendo menos esforço, o veículo roda melhor. Rodando melhor, o veículo economiza combustível.

Rodar com tanque parcialmente abastecido é uma dica de como economizar combustível.
Rodar com tanque parcialmente abastecido é uma dica de como economizar combustível.

Nesse sentido, rodar com o veículo aliviado te ajuda a economizar combustível. Práticas simples podem ser adotadas no dia a dia. Confira se não há caixas, peças, equipamentos nos espaços livres do veículo, como porta-malas ou banco traseiro. Qualquer carga acima de 10kg influencia no desempenho.

Como Economizar Combustível usando Ar-Condicionado

Em primeiro lugar, o acionamento do compressor é mecânico. Quem faz ele girar é o motor. Sabendo disso, concluímos que o uso do compressor dificulta a rotação do motor, exigindo mais combustível para trabalhar.

No verão, no entanto, é quase impossível viver sem ar dentro do carro. A dica de ouro é usar temperaturas amenas. Quanto maior a variação do ar com o clima, maior o esforço do conjunto inteiro de ar-condicionado.

Para gastar menos, nesse sentido, é indicado usar o ar-condicionado nos níveis mais baixos, com circulação aberta. Se já existe a função automática no seu carro, melhor ainda. Os carros mais modernos lêem o ambiente e entregam a temperatura ideal na medida certa.

Respeite as Trocas de Marcha

As rotações são reflexo do esforço do motor. Com ou sem conta-giros, você deve estar igualmente atento ao que o motor pede. Estar atento ao momento das trocas de marcha é uma dica infalível para manter o motor tranquilo e a velocidade constante.

Os vidros fechados assim como os pneus bem calibrados, também são grandes aliados para manter essa velocidade.

Caso você demore demais para trocar de marcha, o motor é forçado a girar mais vezes para alcançar o desempenho da próxima marcha. Cada troca de marcha libera um novo ciclo de torque, velocidade final e conforto. O ideal é viajar com “velocidade de cruzeiro”. Uma montanha-russa de trocas, velocidade e giro estressa o conjunto mecânico e encurta a vida de todas as peças.

Como Economizar Combustível com Pneus Calibrados e Rodas Balanceadas

Se parece simples assim, é porque é. Rodas e pneus transmitem todo trabalho do conjunto mecânico para o chão. Estar com tudo alinhado e rodando liso diminui o esforço para transformar a queima de combustível em deslocamento.

Falando assim fica até óbvio, mas evite rodar de qualquer forma. Conferir a pressão dos pneus é essencial para diminuir o atrito com o piso. Manter os valores ideais recomendados pela fabricante garante menor uso da banda de rodagem e tem o mesmo resultado na estabilidade.

Já a geometria e balanceamento influenciam no conforto e desempenho. Essas duas revisões preventivas exigem menos da carroceria e dos componentes da suspensão. Ande com as quatro rodas juntas, ao invés de deixar uma prejudicar o resto.

Manutenção do Conjunto Mecânico

Aqui você vai entender a importância da manutenção no uso do conjunto. Para economizar combustível, como já foi comentado, tudo precisa rodar liso. Os tópicos estão reunidos para facilitar sua análise e entender cada parte dele.

Como Economizar Combustível trocando o Óleo Lubrificante

As peças metálicas móveis do propulsor tem contato direto com os óleos. Com menor atrito, elas trabalham livremente e rendem melhor. Indica-se realizar a troca a cada 10.000km ou por tempo de uso e com a viscosidade indicada pela montadora.

3 tipos de velas NGK
Economizar Combustível passa diretamente por velas de ignição.

Velas de Ignição e Filtros

Revise todas as velas. Elas devem funcionar corretamente queimando combustível. Cada vela corresponde a um cilindro, portanto recebe quantidade de ar/combustível para tal função. Quando a vela não queima, o combustível continua indo para a câmara de combustão.

Os filtros são responsáveis por purificar o combustível bem como o ar do conjunto. Só para ilustrar, quando eles ficam velhos e sujos, dificultam a passagem dos fluidos. Nesse sentido, os filtros podem trabalhar abaixo, afetando o rendimento geral.

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Sensor do Fluxo de Ar

Vá à concessionária ou mecânica de confiança eventualmente e faça o teste. Mais conhecido como MAF, ele informa a quantidade de ar admitida pelo motor, ou seja, estar com ele 100% permite que a mistura ar/combustível seja perfeita, economizando combustível e os demais componentes.

Leia os Instrumentos no Painel

As luzes acesas enquanto há um defeito no sistema, o painel lhe informa. Tudo parece estar funcionando normalmente, mas alguma surpresa vai acontecer.

No entanto, é obrigação do principal condutor estar atento ao painel e manter tudo em ordem. A economia de combustível e do mesmo modo, a segurança de todos dependem do bom funcionamento. O conjunto em ordem garante economia, como resultado, conforto e longa vida ao veículo.

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