Revisão pós-viagem: itens básicos para ficar de olho

Home / Tecnologia / Revisão pós-viagem: itens básicos para ficar de olho

Revisão pós-viagem: itens básicos para ficar de olho

Revisão pós-viagem: itens básicos para ficar de olho

Sair de carro para viajar é sempre uma ótima ideia. Muitas famílias esperam o ano todo para pegar a estrada. Seja para subir a serra ou descer para o litoral, as viagens de férias são uma tradição brasileira.

É nesse momento que são feitas as principais revisões nos automóveis. As oficinas começam a ficar com filas de clientes ávidos pela viagem. Então, depois de tudo feito, lá se vão para os seus destinos. As férias são aproveitadas, e após uma ou duas semanas, as famílias e os carros estão de volta em casa.

Este é o costume geral, falando muito amplamente sobre comportamento de donos de carros. Eis que surge o momento pós-viagem. Com o carro na garagem, a atenção sobre o sistema mecânico, elétrico e a estética diminui. Se pararmos para pensar, as viagens são momentos que exigem muito dos carros num curto espaço de tempo e em características incomuns do dia a dia.

Por isso, a AutoNext reuniu alguns pontos supersimples que podem ajudar a manter seu carro saudável e preparado. O uso do dia a dia não exige tanto quanto uma longa viagem. Fique atento a estes pontos para que a próxima revisão não seja feita só nas férias do ano que vem.

Praia cheia durante as férias.
Encontrar praias cheias é uma cena comum na época de férias dos brasileiros.

Revisão estética pós-viagem

Estradas movimentadas, muitos carros e o macroambiente trazem poeira, piche, fuligem e maresia. Tudo isso fica na lata do seu veículo e até pode contaminar o interior. É bastante comum de acontecer e todos estamos cientes de que é um fato, por isso não podemos ignorar.

Se ficou interessado, leia Como Cuidar da Pintura com 7 dicas rápidas

Tenha certeza de que você só trouxe boas memórias das férias. Uma dica simples é uma lavagem completa para tirar toda poluição da lata, das rodas, das pinças de freio, das palhetas de pára-brisa e todas partes externas afetadas. Isso prolonga a vida útil da pintura, das borrachas e dos demais componentes.

Secagem de carro após lavagem automotiva
O cuidado da lavagem até o final protege e evita manchas na lata.

Alinhamento e Balanceamento das Rodas

Com longas distâncias, as estradas variam muito. Nem sempre é garantido que o rodar será liso, como em um tapete, ainda mais nas condições brasileiras. Estradas vicinais sempre são as mais prejudicadas e oferecem mais risco ao conjunto de suspensão.

Realizar o alinhamento da suspensão e o balanceamento de rodas e pneus traz conforto, segurança e diminui o desgaste do conjunto. Pode ser que você não se lembre, mas caso ocorra algum impacto durante o trajeto, o resultado continuará no seu carro. É indispensável garantir que ele esteja bem alinhado e com todas partes que tocam o solo em iguais condições.

Engarrafamento em Rodovia Brasileira
Congestionamentos, arranca-e-para e ar condicionado com carro parado consomem a bateria sem carregá-la, afetando sua durabilidade.

Teste a Bateria Pós-viagem

Uso ininterrupto, pequenos deslocamentos e congestionamentos podem interferir na carga da bateria. O calor também ajuda a encurtar a vida das baterias. Tudo isso é uma realidade nas viagens, por isso fique atento à carga da bateria, ao alternador e as escovas. O mal funcionamento de qualquer um destes elementos pode te deixar na mão.

Clique aqui e veja Como Economizar Combustível. Isso pode ser útil na sua próxima viagem.

Um eletricista, um mecânico ou profissional de confiança com equipamento adequado pode ajudar nesse momento. Fique mais tranquilo e confira a carga da bateria para não acordar algum dia e ficar a pé.

Inspeção da parte de baixo do carro
Quando possível, levante o carro para avaliar também a parte inferior do chassis.

Revisão dos Freios e Fluidos

Com a exigência e utilização constante os componentes podem se desgastar. Faltar freio é no mínimo inconveniente no caso de uma longa viagem. É indispensável que não haja vazamento e que o nível de fluído esteja OK. Caso seja detectada alguma irregularidade, pare tudo e leve seu carro até um mecânico de confiança.

Regulagem dos faróis

Muitos carros têm regulagem manual ou automática de altura dos faróis. Com a carga das bagagens, a traseira tende a baixar, e os faróis miram mais ao alto. Para compensar a iluminação, muitos motoristas ajustam o foco para baixo, para a estrada, e depois se esquecem de trocar para a posição original. Essa dica é muito simples de ser executada e pode ajudar bastante a transitar de noite.

Na hora de revisar, lembre-se que a AutoNext está aqui!

Nosso site oferece muitos produtos para cuidar da pintura do seu carro com economia e qualidade. Certamente comprando conosco você tem benefícios como:

  • Atendimento via fone e Whatsapp
  • Diversas categorias para atender suas necessidades
  • Produtos originais de marcas referência no mercado
  • Compra segura e transparente com informações completas
  • Frete Grátis para Sul e Sudeste
  • 5% de desconto no boleto ou PIX

Ficou interessado? Confira nosso site.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.