Filtro de óleo: quando é a hora de trocar?

Home / Lifestyle / Filtro de óleo: quando é a hora de trocar?

Filtro de óleo: quando é a hora de trocar?

Filtro de óleo: quando é a hora de trocar?

Trocar o filtro de óleo é uma manutenção preventiva muito simples. Indica-se trocar o filtro a cada vez que troca-se o óleo do motor. O filtro de óleo retira as impurezas do motor e o que está girando lá dentro.

Por que trocar o filtro de óleo?

O óleo do motor é responsável pela lubrificação das partes móveis e refrigeração do bloco, cabeçote e peças conectadas pelos duto internos. Para esse serviço, existem muitos tipos de óleo, com diferentes viscosidades e muitos fornecedores. Dado essas aplicações, a troca do filtro de óleo é crucial para o bom funcionamento do motor. Você encontra o óleo exato para seu carro com indicação no manual.

Por isso, a princípio, cada veículo tem um tempo de desgaste diferente. O motor sofre com as diferenças de local, com o tempo ligado, e até mesmo como é conduzido. Constantemente os motoristas realizam apenas a troca do óleo do motor. Acima de tudo, quem revisa precisa trocar óleo e filtro conforme o manual do fabricante – ou conforme a necessidade. O proprietário precisa saber quando deve trocar o filtro e óleo do motor.

Quando devo trocar o filtro de óleo?

O número geral é a cada 10.000 km, junto ao óleo. Ainda assim, o fabricante indica o período exato – pode ser por quilometragem ou por tempo. Neste prazo deve ser realizada a troca do filtro do motor no manual do veículo. No entanto, existem muitos aspectos a serem observados.

Quando o veículo faz longas distâncias, o prazo para a troca é 10 mil quilômetros. Por outro lado, veículos que andam curtas distâncias com velocidades inconstantes com frequência, rodando abaixo de 10km/h – em função de engarrafamentos, por exemplo – precisam de mais atenção. Por vezes, pode ser necessário trocar o filtro antes dos 10 mil quilômetros.

Isso se deve ao “anda e para”. Tanto quanto as curtas distâncias, o hábito não permite que o motor alcance a temperatura correta para lubrificar o motor. Desta forma, queima-se mais combustível e água, que viram sujeiras no cárter e contaminam o óleo.

Quer saber mais sobre manutenção? Leia aqui nosso post sobre quando trocar o jogo de vela de ignição. Ou descubra quais autopeças mais trocadas nas revisões.

Do mesmo modo ocorre em estradas com poeira ou lamacentas. Seja como for o trajeto, o motor precisa de mais esforço. Por isso, seus componentes precisam receber mais lubrificação, o que fica mais difícil com o filtro sujo.

Troque o filtro sempre que trocar o óleo

Raramente os motoristas fazem a troca junto com o óleo do motor. Enquanto os dois funcionam em conjunto, eles desempenham suas funções corretamente se as trocas são realizadas de acordo.

A troca é uma manutenção preventiva. Dessa forma, o proprietário aumenta a durabilidade dos componentes do motor. Como resultado, a prevenção evita defeitos ocasionados pela má troca de óleo e filtro.

Troque seu filtro com a AutoNext!

👉 Nosso site oferece filtros das melhores marcas. Compre e tenha benefícios como:

  • Atendimento via fone e Whatsapp
  • Diversas categorias para atender suas necessidades
  • Produtos originais de marcas referência no mercado
  • Compra segura e transparente com informações completas
  • Frete Grátis para Sul e Sudeste
  • 5% de desconto no boleto ou PIX

Ficou interessado?  Confira nosso site.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.