Tipos de Vela de Ignição

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Tipos de Vela de Ignição

Tipos de Vela de Ignição

Como funciona a vela de ignição? 

Vamos falar um pouco sobre o funcionamento do motor, porque as velas são a base da combustão. Em motores a gasolina ou álcool elas geram a faísca (centelha) necessária para a explosão. Isso acontece a partir da eletricidade. O método de criar a centelha é bem semelhante a um fogão a gás, porque dentro do motor acontece o mesmo efeito da boca do fogão, quando surge aquele raiozinho azul.

Explicação técnica: o distribuidor envia uma alta voltagem à vela (entre 20 mil e 30 mil volts). A alta tensão é conduzida pelo interior da vela até chegar na folga existente entre o eletrodo central e o eletrodo lateral. Elas podem trabalhar entre 450 °C até 850 °C para suportar as temperaturas de trabalho.

Para isso, a vela de ignição pede eletricidade, que sai das bobinas por meio do cabo de velas. Com eletricidade e centelha criada, acontece a ignição. Nesse ponto, acabam os circuitos elétricos (da bateria até a vela) e começam os circuitos mecânicos do veículo (do cilindro até o escape). Após todo o ciclo de injeção de ar/combustível, ignição, explosão e exaustão, o virabrequim gira as correias que giram o alternador. Isso transforma a energia mecânica em elétrica novamente.

Qual a função da vela de ignição? 

O ciclo do motor a combustão é composto por quatro tempos. O primeiro tempo é chamado admissão, com a entrada da mistura ar/combustível. O segundo tempo chama-se compressão, quando o pistão, que é conduzido pelo virabrequim sobe e comprime o volume da mistura. O terceiro tempo é chamado explosão. É nesse momento que a vela de ignição entra em cena, gerando a centelha, inflamando a mistura e expandindo o volume. O resultante do processo é o gás carbônico, que é expelido no quarto tempo, chamado exaustão.

Vela de Ignição NGK Laser Iridium

Para que esse processo aconteça liso e sem falhas, a estrutura é complexa. Uma vela de ignição possui diferentes materiais, mas basicamente, é construída com os seguintes elementos:

  • Pino terminal;
  • Isolador de cerâmica;
  • Castelo metálico;
  • Eletrodo central;
  • Calafetagem;
  • Ponta dos eletrodos central e lateral.
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Existe Vela de Ignição para  Diesel ?

Motores a diesel dispensam o uso de velas. No diesel, a pressão dos pistões esquenta a câmara de combustão a ponto de explodir. Essa pressão é próxima a 200 bar, ou 2900 PSI. Assim, o ar quente resultante da pressão inflama o diesel instantâneamente.

 Já falamos aqui sobre qual a melhor vela para o seu carro. 

Quais os tipos de vela de ignição?

Os metais usados na construção da vela ajudam a definir sua categoria. Todas são simples e podem ser compradas em nossa loja. Os principais tipos de vela de ignição são os seguintes:

  • Velas de Cobre/Níquel
  • Velas de Platina
  • Velas de Irídio
  • Velas de dupla Platina

Velas convencionais Cobre/Níquel

Possuem terminais de Níquel com Cobre embutido no eletrodo central. Essa característica garante excelente durabilidade com uma ampla faixa térmica de trabalho. Devido a essa característica, o uso do Cobre embutido foi ampliado para todas as velas da linha.

Vela de Ignição NGK Resistiva

Velas resistivas

No fim dos anos 70, iniciou a eletrônica embarcada nos veículos. Então, empresas desenvolveram as velas resistivas que possuem resistor cerâmico. Isso visa atenuar as interferências eletromagnéticas provocadas pelo sistema de ignição. Sua resistência pode variar de 3 a 7,5 kΩ ou de 1 a 2 kΩ para algumas velas da Volkswagen e Audi.

Velas Greenplug ou V-Power

Foram criadas nos anos 80 para atender as leis de emissões de poluentes. As Greenplug (V-Power no mercado norte americano) criam centelha ocorre nas laterais dos eletrodos. Essa era uma dificuldade que as montadoras enfrentavam para entrar na Lei. Com essa melhoria, acontece uma melhor queima de combustível, reduzindo também a emissão de gases poluentes. O corte do eletrodo central em V, e do eletrodo lateral côncavo é uma exclusividade NGK.

Vela múltiplos eletrodos

Possuem alta durabilidade com custo reduzido. Foi amplamente utilizada pela indústria automobilística nos anos 90. Independentemente do número de eletrodos, ocorre apenas 1 centelha por vez, sempre entre os eletrodos que apresentarem melhor ignibilidade.

Velas G-power

São as velas de Platina tipo GP. Possuem ponta de platina no eletrodo central o que alia grande durabilidade, economia de combustível e redução na emissão de poluentes e aumento de eficiência.

Velas Laser Platinum

São as velas do tipo P. Possuem ponta de platina no eletrodo central e pastilha de platina no eletrodo lateral. Tem as mesmas característica da vela de ignição de Platina tipo GP. Com melhor desempenho em sistemas de ignição do tipo estático em distribuidor, pois alia durabilidade e ignibilidade da platina nos dois eletrodos da vela. Alguns tipos possuem cobre embutido também no eletrodo lateral, o que melhora a dissipação térmica da vela.

Velas Iridium

São as velas do tipo IX. Possuem pontas de Irídio no eletrodo central. São a última tecnologia em velas de ignição voltadas a motores de alta performance, aliando a alta durabilidade, economia de combustível e redução de poluentes.

Vela de Ignição NGK Laser Iridium

Velas Laser Iridium

São as velas com o IR impresso no corpo. Possuem pontas de Irído no eletrodo central e pastilha de Platina no eletrodo lateral. Tem as mesma características que a vela de Irídio tipo IX, porém com melhor desempenho em sistemas de ignição do tipo estático sem distribuidor, pois alia a durabilidade e eficiência do Irídio com a Platina. Essas características proporcionam uma maior eficiência e velocidade de queima de combustível quando comparadas às velas convencionais.

Vela de Ignição para Competição

A NGK possui velas especiais para competição tipo  Racing Competition , a mais conhecidas são as do tipo EGV. Estas velas possuem eletrodos central de ouro Paládio com diâmetro de 1mm. Possui elevado poder de dissipação de calor, maior resistência a choques mecânicos e excelente ignibilidade.

Estas características são altamente exigidas nos motores preparados para alto desempenho.

Velas de descarga semi-superficial

São aplicadas em competições de alto desempenho onde os motores atingem altas rotações de trabalho gerando altos níveis de vibrações mecânicas. Não possuem eletrodos laterais e resistem muito bem a choques mecânicos e possuem elevados grau de dissipação térmica. Os motores modernos

As modificações modernas, como por exemplo o downsizing dos motores estão exigindo novas velas. Essas velas precisam gerar mais potência. Além disso, elas ficam mais finas e compridas pois o espaço disponível no cabeçote está cada vez menor.

 Conheça todas as velas disponíveis em nossa Loja Virtual. 

 

Como trocar uma vela de ignição?

Se você chegou até aqui, com certeza ficou interessado no assunto. Por isso, além de informar, gostamos de instruir nossos clientes sobre a troca. Caso você ache complexo, sempre indicamos buscar um profissional. Os motores são diferentes entre si e a instalação das velas também pode ser.

Confira nosso vídeo de troca de velas em um Chevrolet Onix:

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