Farol automotivo: luzes Xênon, LED ou Super Branca?

Home / Personalização / Farol automotivo: luzes Xênon, LED ou Super Branca?

Farol automotivo: luzes Xênon, LED ou Super Branca?

Farol automotivo: luzes Xênon, LED ou Super Branca?

Halógenas, Xênon, LED ou Super Branca: os faróis dão cara ao veículo. Antes de mais nada, luzes são itens de segurança e estéticos. Por isso, uma lâmpada faz toda a diferença no visual e no campo de visão do condutor.

Lâmpadas Xênon, LED ou Super Branca são três modelos muito buscados: qual é a melhor opção para o seu veículo?

Leia nosso post sobre farol de milha.

Modelos populares de lâmpadas

Carros populares têm equipamentos originais (OEM) halógenos. Portanto, são também mais versáteis, originais e baratos. Lâmpadas halógenas tem o filamento de tungstênio no bulbo que é preenchido com argônio ou nitrogênio. O filamento é aquecido pela eletricidade e cria uma quantidade visível de luz. Logo, o feixe é amarelado e sua temperatura de cor se aproxima dos 3500ºK.

Barra de temperatura de cor para lâmpadas automotivas
Escala de temperatura de cor e sua representação visual

Nesse sentido, a indústria criou padrões “H”. Apesar disso, para o usuário é fácil se confundir. Os modelos mais comuns de faróis são H1 e H7. Além disso, existem outras tecnologias para iluminar.

Lâmpada Xênon

Quem dirige à noite é exposto a outros faróis. As lâmpadas xênon são conhecidas pelo nome mas também pela aparência. O nome da lâmpada deve-se ao gás Xenônio na cápsula (bulbo).

O Xênon cria luzes que variam desde 6000°K (branco), 8000°K (azulada), 10000ºK (azul violeta), até os 12000°K (azul violeta escuro). Logo, além das opções de cores, outras características as tornam uma opção atraente:

  • Alcance até 3x maior;
  • Consumo de até 50% menos energia;
  • Dobro de vida útil;
  • Melhor iluminação periférica;
  • Opções com custo acessível;

Confira as opções de Lâmpadas Xênon da AutoNext.

As lâmpadas xênon são vistas em veículos de alto padrão. Elas trazem um visual sofisticado que muitos buscam. Seu carro, por exemplo, também pode iluminar com xênon. Em primeiro lugar, você precisa de alguns procedimentos de instalação. Modificações no sistema elétrico do veículo e processos junto ao DETRAN.

Enfim, se isso não parece tão simples, é devido à proibição da utilização do Xênon como alteração. O Xênon é legal em 2 casos: quando original, ou com CSV (Certificado de Segurança Veicular) emitido antes de 2 de Junho de 2011. Nesta data, a Resolução nº 384 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) entrou em vigor.

AutoNext Resolução nº 384 do CONTRAN
Resolução do CONTRAN que cita proibição de xênon como alteração

Vantagens do Xênon

O sistema Xênon oferece a melhor iluminação disponível. Em contrapartida, a luz xênon pode atrapalhar os demais motoristas. Eventualmente pode provocar acidentes de trânsito devido à visibilidade. Nesse sentido, as xênon também tem outros pontos negativos, como:

  • Nem todos fornecedores possuem aprovação do INMETRO
  • Obrigatoriedade do reator para instalação, processo mais complexo;
  • Seu processo é mais quente que as lâmpadas comuns;
Inscreva-se no YouTube da AutoNext

Lâmpada Super Branca

As super brancas brilham como se fossem xênon, por isso também são chamadas “xênon look”. Externamente (e apagadas) se confundem com as tradicionais lâmpadas halógenas – as super brancas também esquentam – mas é só examinar, que as diferenças se revelam.

As super brancas têm outros materiais. A cápsula (bulbo) possui uma coloração azul, e por isso é chamada de cool blue ou super blue. O nome “super branca” indica o feixe de luz branco, entre 4000°K e 6000°K. Em relação às halógenas, elas têm alguns benefícios, como:

  • maior vida útil (até 3x maior)
  • mais luminosidade
  • maior alcance

As super brancas são recentes. Apesar disso, já são conhecidas e produzidas pelas principais fabricantes. Elas surgiram após a proibição do xênon no Brasil.

Conheça as opções AutoNext para lâmpadas super brancas.

A super branca não precisa de nenhuma alteração. Sobretudo, elas são permitidas por Lei. Consulte um eletricista ou especialista em elétrica para ter certeza da iluminação no seu veículo.

Em resumo: as super brancas dispensam alterações no sistema elétrico, reator e adaptação nos faróis.

Lâmpada LED

Os Diodos Emissores de Luz (Light-Emitting Diode) são as fontes mais modernas de iluminação. Nelas, as fabricantes abriram mão dos filamentos e o diodo é o responsável pela emissão.

Nesse sentido, se comparado às halógenas, há economia de até 75% no consumo. As lâmpadas LED tem vida útil maior, superando o Xênon em até 5 vezes. Ainda mais, o LED não esquenta e não corre risco de derreter a lente nem a carcaça. Por outro lado, o LED chegou recentemente no Brasil. Assim, o LED é visto apenas em veículos de luxo e maior valor.

Contudo, as lâmpadas LED são substituídas facilmente, sem alteração no sistema elétrico ou no farol.

Confira as opções AutoNext em lâmpadas LED.

Leia nosso post sobre 6 tecnologias que nasceram nas pistas.

Xênon, LED, ou Super Branca?

Então, para facilitar sua escolha, atente a outros fatores. Por isso a tabela traz questões para observar.

Tabela comparativa entre lâmpadas xenon, super branca e led
Comparativo entre lâmpadas xênon, super branca e led em relação às halógenas.

 

Assim, é fácil decidir qual a melhor opção. Portanto, conte com a AutoNext. Em outras palavras, nossa equipe de atendimento tem o modelo certo para peças de substituição e genuínas das melhores fabricantes.

Lâmpadas Xênon, LED, ou Super Branca?

Confira iluminação, lâmpadas e faróis AutoNext, pois comprando conosco você tem:

  • Atende via fone e Whatsapp
  • Categorias para atender suas necessidades
  • Produtos originais de marcas referência no mercado
  • Compra segura e transparente com informações completas
  • Envios Grátis para Sul e Sudeste
  • 5% de desconto no boleto ou PIX

Se ficou interessado, confira nosso site.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.