Polimento e pintura: proteção com qualidade!

Home / Lifestyle / Polimento e pintura: proteção com qualidade!

Polimento e pintura: proteção com qualidade!

Polimento e pintura: proteção com qualidade!

Polimento e pintura são cuidados comuns. Eles são indispensáveis, seja por estética, seja por proteção. Por isso a indústria se desenvolve cada vez mais.

Nos últimos tempos surgiram diversas novidades para polimento e pintura. Acompanhamos a atual demanda por estética automotiva. Se você já usou algum produto ou serviço, sabe do que estamos falando.

Buscamos explicar um pouco mais sobre esse universo da cultura automotiva.

Aproveite!

Benz Patent-Motorwagen 1885
O Benz Patent-Motorwagen, de 1885 possuía design focado em funcionalidade.

Estética Automotiva: além das formas

Desde o surgimento dos primeiros carros, o visual sempre foi destaque. Por isso transformar automóveis em obras de arte sempre foi o desafio e o sonho das carrozzerie. Isso ainda é notado com os novos modelos. Mas precisamos olhar para trás para entender como as máquinas se modernizaram.

O design acompanha o bom gosto das montadoras. Em outras palavras, as formas foram ficando cada vez mais atraentes. Os carros também evoluíram muito nas funcionalidades. Se hoje isso é básico, nem sempre foi o foco.

Lavagem de rodas com pincel
Novas ferramentas como o pincel são usadas para lavagens mais detalhadas.

Polimento e pintura: um hobbie levado a sério

Lavar o carro é um hábito do brasileiro que virou um mercado. As coisas passaram do detergente e pretinho para uma lista de produtos para o antes o durante e o depois. Estamos falando da lavagem detalhada, da alquimia e da atenção em cada cantinho.

Nossa equipe na AutoNext entende o processo. Por isso, a linha de cuidados externos está cada vez maior. Com isso, oferecemos os melhores produtos para a melhor experiência.

Em casa ou no trabalho, lavar carros tornou-se detailing. Apesar de ser recente no Brasil, há algum tempo o movimento vinha acontecendo globalmente. Um indicativo é a quantidade de produtos que já existem e as diversas marcas especializadas.

Com o crescimento das redes sociais, canais como o YouTube tornaram-se palcos dos artistas de detailing. Vídeos com milhões de visualizações já são comuns. Numa busca rápida você encontra muito material. E os serviços ficam cada vez melhores, confere só:

Como montar um kit de lavagem e polimento?

Quem gosta de lavar seu carro tem seu processo único. Assim, muitas vezes o processo se repete. É provável que você não conheça as novas maneiras e ferramentas para lavagem. Não apenas queremos mostrar o que está acontecendo, como também te ajudar a entrar nesse nicho.

A AutoNext oferece a solução completa para os cuidados com seu carro. Siga nossa receita para um kit básico de lavagem:

  • Mangueira com esguicho – evite o desperdício de água
  • Balde grande para água e mistura dos produtos
  • Pano limpo ou esponja macia para prevenir riscos
  • Lava Auto (detergente ou shampoo) neutro
  • Toalha ou pano limpo para secar e evitas manchas de água

Com tudo isso a postos, é hora da diversão. Lembre-se de enxaguar o carro pouco antes da lavagem para retirar sujeiras maiores e partículas. Qualquer sólido pode interferir na lavagem e riscar a lataria.

Isso feito, é hora de polir. Com o carro limpo e seco, quanto mais ferramentas, melhor será o resultado. Queremos te ajudar, mostrando alguns produtos para montar um kit básico de polimento:

  • Estopas novas e limpas para espalhar a cera ou a massa na lataria
  • Cera ou massa de polir para dar o corte e fechar as microfissuras
  • Pano macio e limpo para fazer o polimento
  • Líquido para lustrar ou Pronto Brilho

A essa altura, a lata já deve estar um brinco. Por isso, com os produtos certos, capricho e atenção aos detalhes, seu carro vira um espelho. Vai ser impossível passar despercebido e manter a qualidade da pintura respeitando esses processos.

Carros, cores e cuidados para polimento e pintura

Somos acostumados a pensar que a lata dos carros sofre mais no rigor do inverno. Por outro lado, a primavera e o verão escondem os riscos do ataque dos pássaros e da maciez e expansão com o sol intenso.

Quando a tinta esfria e contrai, todas sujeiras que estão nela colam na superfície. Ou seja, se demorar para ser retirado, será necessário um tratamento especializado.

Bem como a lata, as películas também sofrem com as mudanças do clima. Elas são compostas por materiais plásticos que sofrem ainda mais com o frio e calor. Explicamos como instalar películas em seu veículo. O resultado é igualmente surpreendente e a instalação é quase tão fácil quanto lavar o carro.

Falando mais sobre cores, apesar dos padrões atuais serem prata e branco, a indústria automotiva sempre teve muitas cores. Carros azuis, verdes, amarelos, já foram mais populares. Ainda mais quem escolhe carros coloridos, deve cuidar ainda mais do brilho e aparência. Então para deixar tudo em dia, o cuidado com estética é importantíssimo.

Problemas na pintora do carro
Cuidar do polimento e pintura podem ajudar a prevenir diversos problemas causados na lataria dos carros

Como conservar a pintura de um carro?

Seja como for, a pintura sempre se desgasta. No entanto, a qualidade é mantida com cuidados simples. Embora a manutenção seja uma prática do dia a dia e é preciso estar atento a como você usa seu carro e por onde anda com ele.

1. Preste atenção nos produtos utilizados para lavar seu carro.

Pintores e esteticistas automotivos indicam apenas o uso de sabões neutros para lavagens. As fabricantes de tinta possuem materiais que indicam a melhor forma de fazer a lavagem e retirar sujeiras da lata. Esteja atento e entenda o processo de pintura para não exagerar nos produtos. Mesmo com boa intenção, você pode diminuir a vida útil da pintura.

2. JAMAIS utilize material solvente ou abrasivo na limpeza.

Cuidado quando gasolina, álcool, aguarrás e solventes são eficientes para retirar pequenas manchas e sujeiras picotadas. Enquanto esses produtos retiram as impurezas,  retiram também o verniz e a tinta.

3. Cuide onde leva seu carro para lavar

Atenção no momento da escolha dos estabelecimentos. Processos ou produtos de qualidade inferior são abundantes no mercado. Graças à grande demanda de lavagens e pouco aprofundamento, todos carros são lavados da mesma forma: o famoso bom, bonito e barato. Tal qual lava-rápidos, profissionais de baixo custo geralmente usam métodos baratos para viabilizar seu negócio.

Golf no lava-rápido
Os lava-rápidos continuam sendo uma solução acessível e prática para lavagens simples

Essa dica é para deixar a pintura impecável. Não é à toa que existem cada vez mais processos e produtos específicos para partes de vidro, plástico e metal. Por isso profissionais especializados têm ferramentas, tempo e matérias-primas diferenciadas.

4. Fique de olho nas sujeirinhas

Folhas, frutinhas, dejetos ou bichinhos são comuns na lata e para-brisa. Conforme você usa, seu veículo fica mais exposto. Até aí, tudo normal, o problema é ficar muito tempo sujo. Evitar situações de risco preserva a pintura e torna a lata menos vulnerável a danos.

Embora sejam preto e branco, cocôs de passarinho não são só fezes. Ou seja, a química os torna uma ameaça séria para a pintura. A parte branca é ácido úrico, equivalente à urina. Por esse motivo, você deve evitar deixar essas manchinhas na lataria.

Você deve lavar o carro regularmente. Apenas água morna e shampoo de pH neutro já são os indicados para o serviço. Já o enceramento deve ser feitos uma ou duas vezes ao ano. O polimento deixa a lata protegida e brilhante por mais tempo.

Sempre cuide onde seu carro fica estacionado. Proteja de locais descobertos, árvores ou saídas de químicos. Carros podem ser provisórios, mas alguns cuidados ajudam a prolongar seu visual.

Tenha seu carro sempre limpo e bem cuidado!

Quer curtir todos os benefícios de um carro limpinho, com lata protegida e com mais brilho?
Então conheça a sessão Cuidados Externos, uma linha completa de produtos, para uso cuidar como profissional do seu carro em casa.

Os clientes AutoNext têm muito mais segurança na hora da compra como:

  • Atendimento via fone e Whatsapp;
  • Diversas categorias para atender suas necessidades;
  • Produtos originais de marcas referência no mercado;
  • Compra segura e transparente com informações completas;
  • Frete Grátis para Sul e Sudeste;
  • 5% de desconto no boleto ou PIX;

Interessou-se em estética automotiva? Leia mais sobre os tipos faróis – xenon, led e super branca.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.