Aparelhos de som para carros: CD, DVD, MP3 ou Multimídia?

Home / Lifestyle / Aparelhos de som para carros: CD, DVD, MP3 ou Multimídia?

Aparelhos de som para carros: CD, DVD, MP3 ou Multimídia?

Aparelhos de som para carros: CD, DVD, MP3 ou Multimídia?

Aparelhos de som para carros trazem conforto e lazer. Eles vêm em diferentes modelos e compatibilidade para o celular se integrar ao som do carro e muito mais. Entre tantos recursos, a mobilidade é um desafio.

Ainda que em trânsito ou viagens, passamos muito tempo parados. Por isso, conforto tátil, visual e sonoro são indispensáveis. Para ajudar, a música é sempre uma ótima companhia. Estar conectado ampliou as possibilidades de levar o som sempre junto.

Quem faz longas viagens cria playlists para curtir a estrada. Pensando nisso, criamos este guia prático. Nele estão as principais características de aparelhos de som automotivos. Além disso, nele você encontra compatibilidade e como seu celular interage com seu veículo.

Você está convidado à leitura!

O que são aparelhos de som?

Os primeiros aparelhos de som para carros foram criados na década de 30 por Paul Galvin. Como se usava a vitrola, radiola, moviola, Paul cunhou o termo “Motorola”. A nova palavra unia então o “motor” do carro e “ola”.

Motorola 5T71 é o primeiro rádio da história
O Motorola 5T71 custava U$ 150, na época em que um carro médio custava U$ 650.

Um pouco da história dos aparelhos de som para carros

No início, os aparelhos de som AM (amplitude modulada) para carros eram pouco eficientes – e valvulados. Assim os ruídos acompanhavam toda a viagem. Até que nos anos 50 a alemã Blaupunkt apresentou o Autosuper. O aparelho trazia o FM (frequência modulada), que apesar do alcance mais curto, reduzia interferências e melhorava a qualidade.

Neste hiato surgiram diversos melhoramentos em programação e dial. Em 1955 finalmente foi lançado o primeiro aparelho de mídia externa: o Highway Hi-Fi da Chrysler. Por incrível que pareça, era possível reproduzir um vinil com o carro em movimento.

Logo a tecnologia das válvulas seriam substituídas. Os transistores foram uma inovação para a tecnologia, e chegaram aos automóveis pelos aparelhos de som Monte Carlo, da também alemã Becker. Com os transistores os aparelhos enfim ficaram mais compactos e duráveis.

Painel de Mercedes-Benz com Rádio Becker Europa
Veículos de luxo como os Mercedes-Benz SL190 vinham com rádios valvulados como o Becker Europa de 5 botões.

Uma mudança de cultura…

Entre os anos 70 e 80, junto com a chegada das fitas cassete, a cultura foi alterada e iniciou a independência musical. Agora seria possível reproduzir o que quisesse dentro do seu carro, gravado em casa com a mesma qualidade das originais. No entanto, os cabeçotes dos toca-fitas vibravam com o movimento na estrada.

Posteriormente os CDs e os anos 90 trouxeram a novidade da leitura a laser. Então vieram os amortecedores que evitavam o deslocamento dos discos dentro dos players. Pouco depois, a inglesa Empeg criou o formato .mp3, que tornou as disqueteiras obsoletas.

Desde 2000, muitas novidades surgiram e acontecem em velocidades impressionantes. Entre elas os CDs regraváveis, os cabos USB, o iPod, sem falar as interfaces. Estamos vivendo o período das integrações entre celular e aparelhos de som. O que será que o futuro dos aparelhos de som reserva?

Compatibilidade entre aparelhos de som e celular

Hoje a compatibilidade é indispensável. A facilidade nos traz segurança, interatividade e entretenimento. Receber chamadas, reproduzir playlists e acessar mapas ficou fácil.

Para atrair mais consumidores, as fabricantes aperfeiçoam as conexões. As mais buscadas são Android (da Google) e iOs (Apple), além dos aplicativos próprios.

Compatibilidade por cabo

Seja qual for o sistema, o cabo permite a compatibilidade. É possível reproduzir as mídias no aparelho de som a partir de Android ou Apple. Isso significa que o cabo transfere arquivos e o carro entende qual dispositivo está conectado a ele.
Por fim, os programas otimizam a experiência do usuário e o resultado da reprodução. De qualquer forma, é preciso verificar a compatibilidade. Mesmo por cabo, não há garantia de reprodução.

Android Auto

Consumidores Android são a maioria. O sistema operacional vem instalado nas principais marcas de smartphone, entre elas, Samsung, Xiaomi, Motorola (lembra dela?), LG, Asus e Sony.
O Android Auto permite acessar Waze e similares, Spotify e similares no aparelho de som instalado, seja ele multimídia ou não. Confira mensagens e faça ligações por comando de voz.

Apple CarPlay

Quem prefere iPhones tem o CarPlay à disposição para uso enquanto dirige. Ele acessa a home, tem controles de voz, faz e recebe ligações, e também permite consultar apps de localização.
Uma inovação da Apple em relação o CarPlay é “abrir o carro e dar a partida só com o iPhone. Use o CarPlay e tenha acesso aos seus recursos favoritos do iPhone com segurança e sem tirar a atenção da direção”. A Siri, assistente virtual da Apple se encarrega de transmitir os comandos do smartphone ao aparelho de som.

Spotify

Ao mesmo tempo, empresas como a Spotify buscam melhorar a experiência do usuário. Suas integrações próprias funcionam para conexões com cabo, ou Bluetooth. O objetivo é melhorar o desempenho da reprodução quando os dispositivos estão integrados.

Qual a diferença entre aparelhos de som?

Desde o princípio, todos aparelhos reprodutores eram chamados rádio. Os primeiros modelos realmente só reproduziam rádio. O início foi todo AM com baixa qualidade e fidelidade, mas a chegada do FM melhorou a qualidade e começou a atrair a música para as rádios.

Logo, todos aparelhos de som começaram a ser chamados de rádio. Hoje, se você buscar por rádio para carro, com certeza você encontrará diversos modelos. A facilidade de captar sinais ainda atrai a audiência das rádios para dentro dos veículos.

Contudo, raramente serão encontrados aparelhos de rádio. Hoje existe a rádio digital, que migrou para os aparelhos mais modernos. Esses aparelhos frequentemente são chamados de players – tocadores, na tradução literal.

Aparelho de som Pioneer DMH-ZS9380TV instalado
Aparelhos de som dão cara ao painel do carro, junto com todas funcionalidades.

Quais são os tipos de players?

CD Player

Desde que surgiram no início dos anos 90, os CDs são amplamente consumidos. Eles são players com entrada para mídia externa, nesse caso o CD. Isso é o que os diferencia, independente das compatibilidades.

Estes aparelhos de som estão há mais tempo no mercado. Tal permanência tornou um CD Player uma solução completa. Quem quer curtir música e não necessita de tela, faz uma boa escolha optando por CD Player.

De qualquer forma, mesmo sem o uso do CD, os aparelhos embarcam diversas funcionalidades que são úteis no dia a dia.

Aparelho de som Pioneer DEH-S4280BT
CD Players já tiveram seu auge nos anos 90, mas o MP3 revolucionou o mercado.

Falando nisso, na AutoNext tem uma linha com ótimas opções para som automotivo.

MP3 Player

Eles são mais modernos e não tem entrada de CDs. No entanto, há conexão para pendrives e cabos USB. Os aparelhos mp3 levam o nome do formato que permite o armazenamento de milhares de músicas em pequeno espaço em disco.

Aparelho de som Pioneer MVH-98UB
Sucesso entre os entusiastas, o MVH-98UB é um dos modelos mais buscados de MP3 Player.

MP5 Player

Suas pequenas telas de LCD tornam o aparelho compacto. Com reprodução de áudio, vídeos e imagens, o MP5 Player possui entradas USB, SD Card e auxiliar frontais, para você reproduzir todos os seus arquivos. Isso o torna o irmão maior do MP3.

Dadas as funcionalidades, alguns modelos como o MP5 E-Tech permitem instalação da câmera de ré. Assim como o MP3, não há entrada de CD e DVD. No entanto, as imagens são reproduzidas na tela de 4 polegadas.

Geralmente, os MP5 players possuem tamanho de 1 DIN ou semelhante.

Aparelho de som MP5 e-tech
Players MP5 reproduzem mídias externas em áudio e vídeo

DVD Player

Bem como os aparelhos de CD Player, o DVD Player recebe mídias externas – além do próprio DVD. Assim como o formato de vídeo exige uma tela, a aparência deixa o aparelho mais moderno e atual.

É preciso estar atento às pequenas diferenças. Frequentemente o DVD Player é confundido com a Central Multimídia ou Mídia Player. Para não acontecer essa confusão, é preciso estar atento.

Aparelho de som do tipo DVD Player Pioneer AVH-A328BT
DVD Players têm entrada para CD e DVD, USB, AUX e tela tipo touchscreen.

Aparelhos de som Multimídia

Indo desde as funções clássicas de rádio AM e FM até o Wi-Fi e o acesso aos principais apps de Streaming e GPS, a Central tem uma gama imensa de funcionalidades. A Central da Pioneer tem encaixe 2 DIN e tela TouchScreen de 9 polegadas. Portanto, usar os aplicativos como Spotify e Waze se torna muito mais intuitivo. Esses aparelhos dispensam leitores de CD/DVD.

Multimídia Pioneer DMH-Z5380TV
Multimídias transformam painéis em centrais de informação.
Falando em estética, leia aqui sobre os diferentes tipos de faróis.

Aparelhos de som tipo Receiver

Os receivers surgiram com os smartphones. A Pioneer por exemplo, cria aparelhos que integram ocelular como parte do dispositivo. Ou seja, o celular vira a tela do rádio. No entanto não há leitor de CD/DVD pois como o celular é o centro do funcionamento, todas mídias são reproduzidas a partir dele.

Aparelhos de som tipo receiver funcionam como docks. O objetivo é literalmente encaixar o celular a integrá-lo ao carro.

Receiver Pioneer SPH-C10BT
Receiver Pioneer SPH-C10BT onde o celular se torna a tela do player.

Conheça as opções da AutoNext!

Quer melhorar seu aparelho e aproveitar tudo que a qualidade de som tem a oferecer?
Então experimente a linha de som automotivo AutoNext, uma solução segura e rápida para quem busca os melhores aparelhos de som do mercado.

Comprando conosco você tem benefícios como:

  • Atendimento via fone e Whatsapp
  • Diversas categorias para atender suas necessidades
  • Produtos originais de marcas referência no mercado
  • Compra segura e transparente com informações completas
  • Frete Grátis para Sul e Sudeste
  • 5% de desconto no boleto ou PIX

Interessou-se? Confira nosso site ou visite nosso blog.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Seu endereço de e-mail não será publicado.