MAP significa Manifold Absolute Pressure Sensor, ou, Sensor de pressão Absoluta do Coletor de Admissão. Ele converte a pressão do ar que entra no motor em sinais elétricos. Certamente esses sinais são repassados à ECU do automóvel, tais números são essenciais para a injeção eletrônica.
Qual é a função do Sensor MAP?
No cofre do motor, o MAP fica no coletor da admissão. Imediatamente, com a passagem de ar, é medida a pressão, que quando computada corretamente, otimiza a mistura ar-combustível no interior dos motores. Um Sensor MAP com defeito dificulta o trabalho do motor. Por isso o MAP é tão importante para o bom funcionamento do veículo.
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Segundo a Gauss, uma das referências em sensores MAP do mercado, “com a informação da altitude, da pressão no coletor de admissão e da temperatura do ar, a central calcula exatamente a quantidade de oxigênio que está entrando nos cilindros, e consequentemente, injeta a quantidade ideal de combustível, para manter estável a razão estequiométrica, ou seja, a relação ar/combustível.”

Quais sintomas de defeito no sensor MAP?
Uma das perguntas mais frequentes que recebemos é como saber se o sensor map está com defeito. Em virtude dos defeitos, é comum identificar problemas no MAP observando os seguintes pontos:
- luz da injeção acesa no painel do veículo
- maior volume de gases ( sujeito a reprovação no exame de emissões)
- maior consumo de combustível e queima incompleta
- problemas de aceleração, como trepidação ou resposta demorada
- cheiro de gás com motor em funcionamento (excesso de combustível)
Como saber se o sensor MAP está funcionando?
À medida que a peça é exigida, existem três pontos que devem ser verificados, Apesar disso, manter um sensor MAP é muito simples. Portanto tais cuidados são essenciais na saúde do componente.
- mangueira (de medição) intacta e desobstruída para leitura correta
- fiação e pinos intactos evitam curto-circuitos e mantém o fluxo de eletricidade
- sensor funcionando e com corrente
Verificados estes três pontos do sensor map, é possível fazer a análise física do funcionamento do sensor. Usar uma pistola a vácuo e um medidor de tensão, ou um scanner de varredura, ajudam a aferir o sensor MAP. Caso algum item não esteja conforme, é preciso substituir o sensor.
Caso você tenha alguma dúvida em relação ao funcionamento, é só nos chamar na caixinha dos comentários.

Como manter sempre limpos?
Alguns sintomas surgem quando o sensor está sujo ou com baixo rendimento. Sensor map sujo traz alto consumo, falta de força, luz da injeção acesa, ou funcionamento irregular e hesitação com atraso na aceleração são alguns deles. Para realizar uma limpeza preventiva é muito simples, e fazer isso, já traz o normal funcionamento do sensor MAP.
- antes de tudo, solte o sensor da admissão (um ou dois parafusos)
- em seguida remova o conector da base do sensor
- então passe spray para limpeza (álcool isopropílico ou WD-40)
- agora é só fixar o sensor novamente à admissão e parafusar com cuidado
- logo depois reconecte a fiação à base do sensor
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