Como resolver luz da injeção eletrônica acesa?

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Como resolver luz da injeção eletrônica acesa?

Como resolver luz da injeção eletrônica acesa?

Uma luz surge no painel. Ela é alaranjada e representa um motor. Essa é a famosa luz da injeção eletrônica. Apesar de inofensiva, ela indica que pode haver um problema durante a combustão no motor do seu carro, principalmente conectado à mistura de ar e combustível.

Há alguns anos a frota brasileira já vem com o sistema de injeção eletrônica, em substituição ao carburador. Essa “nova” tecnologia usa a eletrônica para controlar a liberação da quantidade de ar e combustível adequado para o funcionamento do motor. Uma peça muito importante nesse sistema é o sensor map, que falamos aqui.

Segundo o AutoPapo, o volume de combustível, seja álcool, gasolina, diesel ou GNV, a ser injetado depende da quantidade de oxigênio disponível e de outros fatores como pressão, umidade e temperatura. A injeção eletrônica se vale da ajuda de sensores que medem essas variáveis e repassam as informações para a central. Dados interpretados, a central ajusta, a cada instante, a quantidade de ar e combustível injetada. O mau funcionamento do sistema faz com que a luz da injeção se acenda no painel.

Luz da Injeção Eletrônica

Em geral, ao colocar a chave na ignição e girar, sem ligar o motor, a central do sistema de injeção será acionada.

  • Dificuldade para dar a partida no motor
  • Aumento do consumo de combustível
  • Perda de desempenho ou aceleração lenta
  • Aumento nas emissões de gases

Apesar de ser uma luz de alerta, o motorista não precisa entrar em pânico. Muitas vezes pode ser um problema simples que está causando a queima desordenada. Em casos extremos, há defeito em alguma pecinha da injeção eletrônica. Comportamentos extraordinários tem risco de pane elétrica, mas esses casos são mais raros. Por incrível que possa parecer, a grande maioria anda com a luz acesa.

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Por que a luz da injeção eletrônica acende?

Falhas no sistema de ignição em cabos, bobinas ou velas, bicos injetores ou sensores estão entre os principais motivos de luz da injeção acesa. Além disso, encontramos diversas origens no dia a dia.

  • Combustível adulterado
  • Injetor de combustível ou linha de combustível sujo ou obstruído
  • Sensor queimado ou com mau funcionamento
  • Lavar o motor sem cuidado com elétrica
  • Impactos no assoalho (podem danificar sensores do escapamento)

Posso andar com a luz acesa ou piscando no painel?

A resposta curta é SIM. Certamente o “motorzinho” no painel pode apontar problemas no bico injetor, bobina, velas e até mesmo no catalisador. Muitos motoristas nem percebem que a luz está acesa. O indicado é prestar atenção aos sinais, realizar manutenções e não colocar o carro em qualquer situação.

Por ser uma máquina “inteligente”, o carro continua rodando em “modo de emergência”. No entanto, com os parâmetros desregulados é impossível que ele tenha o mesmo desempenho, e pode consumir combustível a mais. Se por acaso o carro apresentar falhas mais severas, o indicado é rodar curtas distâncias até resolver o caso.

Uma injeção eletrônica acesa é um pequeno alerta de que há algo errado com o veículo. Não importa se é injeção direta ou indireta, qualquer defeito pode colocar em risco a segurança e a longevidade do motor do carro.

Como evitar a presença?

Antes de tudo, não existe fórmula mágica para evitar esse problema para sempre. Por isso, as principais dicas são em relação à procedência do combustível e das peças de manutenção do veículo. Durante a injeção de combustível, o bico sujo acende a luz da injeção se estiver obstruído.

Como apagar a luz da injeção eletrônica?

  1. Muito Fácil: Nossa primeira dica é consultar um mecânico, pois esses casos são comuns e os profissionais já tem experiência para identificar e resolver essas situações;
  2. Fácil: Se a luz acendeu após o abastecimento, use todo combustível e depois abasteça em posto de absoluta confiança. Se o problema for combustível, estará resolvido;
  3. Médio: Caso entenda de eletrônica, desligue o positivo da bateria. Em 15 minutos os dados da central serão apagados. Reconectando a bateria, verifique se a luz permanece;
  4. Difícil: Limpe todos os sensores visíveis, como MAP, Sonda Lambda e filtro de combustível;
  5. Profissional: você já sabe o que precisa ser feito!

Quanto custa a manutenção da injeção eletrônica?

Esse valor é variado e depende de dois fatores: valor da hora do mecânico e equipamentos utilizados no processo. O uso de ferramentas como scanner deixa o trabalho mais ágil mas acaba custando mais porque alguns softwares são licenciados. Sempre leve seu carro para sua oficina de confiança a mantenha ele em dia para evitar problemas dessa natureza.

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