Tipos de Alto-falantes: características para você dominar o som!

Home / Lifestyle / Tipos de Alto-falantes: características para você dominar o som!

Tipos de Alto-falantes: características para você dominar o som!

Tipos de Alto-falantes: características para você dominar o som!

Um projeto de som completo precisa de diversos tipos de alto-falantes. Diferentes frequências criam diferentes alto-falantes. Saber para que serve cada um, fará uma diferença enorme para deixar qualquer projeto equilibrado e com qualidade.

Na AutoNext nos preocupamos em oferecer conteúdo à altura das suas necessidades. Para isso, pesquisamos e testamos nossos produtos e seus resultados para facilitar na hora da escolha. Conheça os principais tipos de alto-falantes e qual a finalidade de cada um deles.

Alto Falante Sub-Woofer Outdoor 12" 500W RMS 2 Ohms Bomber
Alto Falante Sub-Woofer Outdoor 12″ 500W RMS 2 Ohms Bomber

Alto-falantes tipo Woofers e subwoofers

Quando o assunto é grave, vibração e ondas mais baixas woofers e subs são os responsáveis. Eles preenchem o fundo das músicas, são mais constantes e dão o tom da batida. Esses tipos de alto-falantes são responsáveis pelas frequências mais baixas mas dividem-se em dois.

Os alto-falantes do tipo woofer reproduzem médio-graves e graves, isso significa que todas partes que ficam abaixo da voz, ou até mesmo uma voz mais grossa são atingidos por eles. Já os subwoofers encontram de fato as partes mais baixas da frequência. O conjunto é importante para preencher todas as partes do som, uma vez que os graves não são apenas “batidas”.

Woofers e Subs na AutoNext

Super Tweeter ST450 TRIO 300W RMS 8 Ohms JBL
Super Tweeter ST450 TRIO 300W RMS 8 Ohms JBL

Tweeters e super tweeters

A especialidade dos tweeters são os agudos. São eles que “gritam”. Os tweeters tem tamanho menor e, por isso, reproduzem com mais qualidade as frequências altas. Os super tweeters também focam nos agudos, mas com maior potência, sendo indicados para sistemas de som externo e trio elétrico.

Na prática, a diferenciação entre tweeter e super tweeter depende de cada projeto. Os dois representam a mesma faixa de frequência e são responsáveis pelas frequências altas.

Tipos de Alto-Falantes Tweeters e Super Tweeters na AutoNext

Tipos de Alto-falantes Driver Fenólico D250 TRIO 200W RMS 8 Ohms JBL
Driver Fenólico D250 TRIO 200W RMS 8 Ohms JBL

Drivers e cornetas alto-falantes

Os drivers, por sua vez, são alto-falantes que reproduzem com qualidade os médios e médios agudos, frequência em que está a voz humana. Um alto-falante tipo driver destaca a parte mais audível dos sons, o que torna muito importante para a fidelidade e clareza das músicas, não sendo apenas “barulho”.

A corneta é um complemento do driver. Ela pode ser vista em sons externos ou paredões. Sabe aquela “boca” que sai das caixas e tem formato de buzina? Então, essa é uma corneta. Quem é fã de sistemas tipo trio elétrico gosta do sistema de driver mais corneta para amplificar e jogar o som com mais potência.

Drivers e Cornetas na AutoNext

Alto-falantes tipo Caixa Amplificada Trio Com Sub-woofer 8" 300W RMS - CHC500 Corzus
Caixa Amplificada Trio Com Sub-woofer 8″ 300W RMS – CHC500 Corzus

Caixas de som portáteis

Caixas de som são excelentes para melhorar o som dentro e fora do carro. Elas funcionam a bateria ou ligadas na energia elétrica, com alguns modelos inclusive 12V. Caixas de som são mais versáteis porque não precisam ser instaladas (fixas) no veículo — podem ser transportadas para qualquer lugar com muita facilidade.

Esses tipos de alto-falante são uma solução completa em um único produto. Sobretudo pela conveniência, elas são cada vez mais buscadas e aprimoradas. Um case de sucesso, por exemplo é a  JBL BassPro Go .

Alto-falantes BassPro Go Portátil Bluetooth 100W JBL
Caixa de Som BassPro Go Portátil Bluetooth 100W JBL

Tipos de alto-falantes portáteis na AutoNext

Tipos de alto-falantes: Módulos Amplificadores de áudio

Para aproveitar todo o poder de seus alto-falantes automotivos novos, você pode precisar de um módulo amplificador, que amplia a potência do sinal do aparelho de som de seu carro. Mesmo não estando entre os tipos de alto-falantes, você pode conhecer mais sobre módulos e suas funções clicando aqui.

Domine o som automotivo com AutoNext

Quer bombar e melhorar a qualidade do seu som?

Visite-nos em AutoNext.com.br, uma loja completa, que pode ser acessada em qualquer lugar, com qualquer dispositivo.

Clientes AutoNext têm mais segurança na hora da compra como:

  • Atendimento via fone e Whatsapp;
  • Diversas categorias para atender suas necessidades;
  • Produtos originais de marcas referência no mercado;
  • Compra segura e transparente com informações completas;
  • Frete Grátis para Sul e Sudeste;
  • 5% de desconto no boleto ou PIX;