Das pistas para as ruas: como surgem as tecnologias?

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Das pistas para as ruas: como surgem as tecnologias?

Das pistas para as ruas: como surgem as tecnologias?

Das pistas para as ruas: os carros modernos não param de evoluir e constantemente recebem novas tecnologias.

Em outras palavras, carros melhores são realidade em nossas vidas. Conjuntos mecânicos e eletrônicos trazem cada vez mais facilidades. No entanto essa tecnologia começa longe das ruas.

De onde vem o desenvolvimento?

Já conhecidas, as competições são o berço da maioria das melhorias que temos disponíveis hoje. As corridas exigem o máximo de piloto e máquina. Enquanto buscam vencer, elas querem dominar aspectos técnicos e de uso. Nesse sentido as funções são objetivas.

Tecnologias das pistas para as ruas

Sempre tem uma montadora de olho nas possibilidades de inovação. Nos circuitos é testada a eficiência das inovações. Se aprovadas, iniciam os testes de durabilidade e aplicabilidade. Alguns parecem simples, já outros são exclusivos das pistas.

Você deve conhecer várias tecnologias, mas provavelmente nunca havia reparado.

KERS

Layout do sistema KERS
Ilustração dos principais elementos presentes no sistema KERS

Seja como for, o sistema de recuperação de energia cinética (Kinetic Energy Recovery System) é uma adição técnica. Sobretudo muitas modalidades do automobilismo já fazem uso do KERS. Conforme um princípio básico da termodinâmica: energia não pode ser criada nem destruía, apenas transformada.

Por isso na frenagem, o KERS converte o movimento para ajudar na retomada da aceleração. Para tanto, ele é guardado como energia mecânica nos volantes de inércia, ou energia elétrica nas baterias. Ao mesmo tempo que nas pistas é potência, nas ruas o KERS é focado na economia e autonomia.

Os três principais elementos do KERS são:

  1. o motor elétrico que conecta ao eixo do motor para produzir a energia adicional;
  2. a bateria de íon-lítio armazena e entrega energia rapidamente;
  3. a caixa de controle KERS supervisiona o funcionamento do motor elétrico.

Pneus de pistas para as ruas

Desde as primeiras salsichas de borracha são anos de desenvolvimento. Logo é fácil ver a complexidade dos pneus dos carros modernos. Os pneus slicks são os melhores para corridas em pistas secas, mas não servem nas ruas e rodovias. Além dos formatos, os compostos também são diferentes. Um carro precisa rodar muito mais do que 70 voltas.

Espelho Retrovisor das pistas para as ruas

O retrovisor é útil para o trânsito e fazer baliza, porém foram criados nas pistas. A primeira aparição foi nas 500 milhas de Indianápolis em 1911. Tanto estético quanto revolucionário, os veículos passaram a levar apenas o piloto. Antes disso, existia um mecânico/copiloto, que avisava sobre competidores se aproximando.

Confira a linha de retrovisores AutoNext.

Transmissão Semi-Automática

F1 Ferrari 1989 de Gerhard Berger
F1 640, modelo 1989 Scuderia Ferrari, pilotado por Gerhard Berger. O primeiro carro a receber o câmbio automatizado.

Ao passo que a transmissão automática era realidade, o câmbio automatizado permite trocar marchas. Você imagina que em um carro de dois pedais, ainda existe uma embreagem, certo? O conversor de torque realiza as mudanças.

Enquanto buscava o mundial, a Ferrari apresentou a transmissão automatizada. A troca é feita por atuadores hidráulicos, uma central eletrônica que aciona a embreagem e troca as marchas.

Volantes de carros modernos

Do mesmo modo, o piloto não pode perder tempo no meio de uma corrida. Para resolver esses problemas, as equipes aprimoraram os volantes. Eles são o cérebro dos carros. Por isso os volantes modernos apresentam todas funções eletrônicas necessárias ao toque de um dedo.

Paddle Shift

Os paddle shifts (câmbio borboleta) são aprimoramentos, sobretudo por ficar na parte posterior dos volantes. Assim como a transmissão automatizada, os paddle shifts formam as maiores inovações práticas em termo de performance no mundo das corridas.

Freios a Disco

Jaguar XK 120C em Le Mans 1953
Jaguar XK 120C em Le Mans 1953. Primeiro modelo a utilizar freio a disco.

Por analogia, o freio a disco estreou nas 24h de Le Mans em 1953, no Jaguar XK 120C. Além de mais eficientes, a frenagem é mais suave. O freio a disco é excelente para o dia a dia.

Em outras palavras, as pastilhas freiam o disco e depois dissipam o calor com mais eficiência. As montadoras escolheram pelo desempenho e durabilidade. Atualmente os freios a disco são um padrão.

Da mesma forma, imagine o que mais as corridas podem nos oferecer.

Leia nosso post sobre farol de milha: um opcional que faz toda a diferença.

Mais inovações do automobilismo para carros modernos

Além disso, outra inovações também estão presentes em nossas vidas. Assim como motores híbridos, são o duplo comando de válvulas, controle de tração, suspensão ativa e abs. Como resultado, combustíveis alternativos serão desenvolvidos para abastecer as frotas nas ruas.

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