Olimpíadas de Tóquio: a Toyota e a indústria Automotiva

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Olimpíadas de Tóquio: a Toyota e a indústria Automotiva

Olimpíadas de Tóquio: a Toyota e a indústria Automotiva

As Olimpíadas de Tóquio vão transformar a mobilidade, aliando tecnologia ao uso. O mercado ainda está longe das soluções definitivas e o futuro reserva muitas descobertas e inovações.

Os veículos modernos já são destaques. Seja pelo design, eletrificação ou sistemas integrados.

A Toyota aposta nas Olimpíadas de Tóquio para mostrar sua forma de enxergar o futuro. Enquanto isso, lhe convidamos a imaginar onde a mobilidade nos levará.

Boa leitura!

Olimpíadas de Tóquio: como a Toyota enxerga o futuro.

“Sob a bandeira Olímpica e Paralímpica, queremos reafirmar o poder do esporte na união dos povos.” – Akyo Toyoda Presidente da Toyota Motor Company

https://www.youtube.com/watch?v=5w5PVsBC0uo&t=7s

“Acreditamos que, após 20 anos acompanhando a paixão pelo futebol em todo o continente, chegamos ao fim de um ciclo, motivo pelo qual em julho de 2018 a Toyota decidiu encerrar seu patrocínio à Copa Libertadores a partir do torneio de 2019. Hoje, o foco principal da nossa companhia é promover o ciclo olímpico, incluindo Tóquio 2020”, comunicou a empresa à Autoesporte.

Pensando nisso, a montadora japonesa fechou o patrocínio, para Tóquio 2020 e Paris 2024.

Iniciativas da Toyota nas Olimpíadas de Tóquio.

Primeiramente, a empresa busca as baixas emissões de CO², que são uma aposta do planeta para a preservação. Em segundo lugar, o conceito de “mobilidade para todos”, uma forma de “levar alegria e liberdade de movimento para todos”, conforme a marca assina.

Junto a este pensamento, a empresa traz diversas novidades. O adiamento das Olimpíadas mudou os planos de lançamento de muitos produtos. De qualquer forma, o que for visto em Tóquio, é um novo passo para o mercado.

e-Palette: o chofer tecnológico das Olimpíadas de Tóquio

O ônibus-conceito possui uma ideia de plataforma modular. Suas finalidades são diversas, conforme a Toyota apresenta em seu vídeo introdutório. A ideia da empresa é tornar o veículo uma base para diferentes negócios.

Toyota e-Palette, o transporte autônomo das Olimpíadas de Tóquio
e-Palette surge para ser uma plataforma eclética para transporte de pessoas e mercadorias

Nas Olimpíadas de Tóquio, o objetivo do e-Palette é rodar autônomo. Ele é um ônibus elétrico, com velocidade limite de 19 km/h. Seus cinco sensores – conhecidos como LiDAR – auxiliam na rota e manobras com visão 360 graus.

Agora a Toyota pretende aprimorar o e-Palette ainda mais. O objetivo é gerar aplicação comercial. Seu potencial de cumprir curtas distâncias pode ser aplicado em shoppings, aeroportos e condomínios empresariais.

APM – Accessible People Mover

Os transportes com acessibilidade serão veículos de suporte. Eles atendem pessoas com necessidades especiais, com deficiências ou idosos. Isso assegura que curtas distâncias sejam feitas sem esforço.

Toyota APM para as Olimpíadas de Tóquio
Toyota APM será utilizado nas Olimpíadas de Tóquio para o last mile de delegações e visitantes

Durante os jogos, a Toyota utilizará perto de 200 APMs para atender o público. O sistema totalmente elétrico reforça o apelo de zerar as emissões de carbono. Além disso, contribui com a “Mobilidade para Todos”.

O Toyota APM oferece uma solução no formato last mile. Isso significa que todos atletas, funcionários ou visitantes terão esse auxílio para locomoção dentro das Olimpíadas de Tóquio.

Toyota Sora e a célula de combustível

À medida que as emissões de CO² entraram em pauta para a indústria automotiva, o destaque do Sora ficou evidente. Sora é um acrônimo do ciclo da água em inglês: Sky, Ocean, River, Air (céu, oceano, rio e ar, em português). O denominado “fuel cell bus”, roda a Hidrogênio.

Ônibus Toyota Sora
Ônibus Sora de células de combustível é utilizado para o transporte de passageiros livre de CO2.

As “fuel cells” são células de combustível que funcionam enquanto baterias, mas não descarregam nem arriam. O Sora foi o primeiro do tipo a receber certificação comercial no Japão. Esta célula de combustível basicamente é abastecida com hidrogênio e ar e produz eletricidade e água.

Assista o processo neste vídeo da Toyota.

Toyota LQ ou Concept-i

Utilizando inteligência artificial, o LQ se relaciona com o seu motorista. Piloto e passageiro podem interagir com as funções e suporte do Yui, um assistente de inteligência artificial com tecnologia de direção autônoma.

Toyota LQ para as Olimpíadas de Tóquio
O sistema Yui conversa com o motorista e irá auxiliar a desenvolver o segmento.

Apenas 20 unidades do LQ estarão nas ruas de Tóquio. Contudo, o modelo já teve sua estreia ainda na CES 2018. Segundo a Toyota, os veículos serão capazes de expressar seus sentimentos e devem surpreender com seu estilo e capacidade de locomoção sem qualquer intervenção humana.

Painel do JPN Taxi
O JPN Taxi incorpora a hospitalidade japonesa com muita tecnologia e promete acompanhar o desenvolvimento da mobilidade.

JPN Taxi

Seu espaço interno favorece a acessibilidade. Para chegar ao objetivo de atender, o design permite acomodar diferentes tipos de passageiros. No Taxi do Japão – em tradução livre – tudo foi pensado para receber turistas. Dessa forma a Toyota acredita que o design universal entrega conforto e paz de espírito para uma grande quantidade de pessoas.

A pintura Azul Koiai, um azul índigo profundo será a cor oficial do JPN Taxi. Ela já representa o Japão e evoca a sensação de segurança, dignidade e formalidade. Adotar esse padrão de cores permite o uso em situações diárias, eventos formais e negócios.

JPN Taxi em frente ao Monte Fuji
Acessibilidade universal e design para atender públicos variados é a aposta da Toyota para os taxis do futuro.

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Toyota Mirai: um carro zero emissões para as Olimpíadas de Tóquio

Junto ao futuro do design automotivo, o Mirai representa o que há de mais moderno em eco-carros. Não há emissão de poluentes, apenas água. O carro utiliza em seu processo a segunda geração de células de combustível.

Já o novo design traz 3 tanques de hidrogênio. Essa alteração aumenta principalmente a capacidade de armazenamento. Além disso, o tempo até o reabastecimento completo dos 142,2 litros gira em torno de 5 minutos. Assim como comentado, todos melhoramentos podem ser vistos aqui.

Toyota Mirai Fuel Cell
A nova geração do Mirai traz mais tecnologia e autonomia para um carro totalmente a hidrogênio.

“Assim como o Prius mudou o mundo há quase 20 anos, o Mirai está pronto para fazer história”, disse Bill Fay, vice-presidente da Toyota. “Com quase 500 km de autonomia por tanque, tempo de abastecimento menor que cinco minutos e emissões apenas de vapor de água, o Mirai está conduzindo o mundo para um futuro mais sustentável”, afirma. Fonte, Toyota.

 

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