Quais autopeças mais trocadas nas revisões?

Home / Novidades / Quais autopeças mais trocadas nas revisões?

Quais autopeças mais trocadas nas revisões?

Quais autopeças mais trocadas nas revisões?

Lâmpadas queimadas, filtros sujos, óleo antigo, painel colorido. Autopeças são necessárias em todas manutenções de um carro, e podem ser exigidas a qualquer momento. Se você é curioso sobre peça para carro e quer saber quais as mais trocadas, olha essa lista.

 

1. Filtro de ar, óleo e combustível

Os filtros são autopeças muito importantes num veículo. Eles são aplicados na admissão de ar do motor, no sistema de ar-condicionado da cabine, no circuito de óleo de motor, de transmissão e na linha de combustível. Manter autopeças como os filtros sempre novos previne acúmulo de sujeira e contaminação durante o funcionamento dos sistemas.

Durante as manutenções periódicas, ou por quilômetros rodados, é indicado a troca de todos os filtros. Como a troca de óleo se faz a cada 10.000km ou no período de 01 ano independente do uso, trocar tudo torna-se um hábito.

Como aumentar a vida útil dos filtros?

Hábitos de direção e preservação do veículo influenciam diretamente na troca das peças. Com os filtros não é diferente. Todo ambiente ou produto químico que entrar em contato com os filtros farão com que sua capacidade filtrante diminua gradativamente. Entre os principais causadores de gasto precoce dos filtros está:

  • Combustível adulterado ou de baixa qualidade
  • Óleo lubrificante velho ou reutilizado
  • Estradas de chão ou com fuligem e detritos
  • Locais com mau odor ou ambientes industriais

Filtro de ar, óleo e combustível

 

2. Óleo de motor ou transmissão

Fique sempre de olho no prazo do seu óleo. Tenha certeza da viscosidade do óleo que seu carro precisa. Ele é fundamental para lubrificar todas as peças dos sistemas e em diversos casos o óleo ajuda a refrigerar o motor. Sua troca é obrigatória e recomendada a cada dez mil quilômetros ou um ano. Mesmo se você não roda tanto com seu carro, ter um óleo sempre novo evita que ele crie borras, acumule sujeira e entupa os dutos das peças.

Dicas sobre óleo lubrificante:

Os painéis dos carros sempre indicam temperatura de óleo e temperatura do motor. Ao dar a primeira partida do dia, a chamada partida a frio, espere o motor aquecer um pouco. O procedimento é simples. Após ligar o carro, espere uns 30 segundos antes de começar a andar. Isso faz com que o óleo depositado no fundo do motor seja aquecido e comece a preencher os dutos. Essa simples prática pode otimizar as funções do óleo e aumentar a vida útil de todo conjunto.

 

3. Embreagem

Seja manual ou automático, há sempre um desgaste natural. Os discos de embreagem funcionam para engatar marchas conforme a demanda do motor. A cada simples troca, a embreagem suavemente sincroniza as rotações e deixa a experiência de dirigir mais agradável.

Dicas para conservar a embreagem:

  • Nunca andar com o pé apoiado no pedal
  • Utilizar apenas para arrancar ou passar marchas
  • Não exagerar na rotação do motor antes das trocas
  • Fazer manutenção com peças de qualidade
 

4. Correia Dentada

Toda correia dentada é composta por borracha e cheia de dentes, num intervalo uniforme. Elas ficam na parte da frente do motor e muitas são avistadas facilmente. Sua troca é obrigatória conforme o manual do veículo. Essas peças derivam o movimento do virabrequim ao comando de válvulas e por isso devem estar sempre boas. Se a correia estourar, o carro para de andar e o motor pode superaquecer.

Para ficar de olho:

Devido à importância da sua função, todos elementos que mantém a correia funcionando corretamente devem ser conferidos. Isso inclui as próprias correias e os kits com tensores. Tudo precisa funcionar sincronizado e em harmonia. Saiba que correia folgada ou com chiados é sinal de desgaste ou mau alinhamento.

 

Kit de Correia Dentada
 

5. Palhetas

Os limpadores de para-brisa são essenciais para a visibilidade com tempo de chuva ou cerração. Em regiões temperadas com variação de temperatura e umidade, seu uso é ainda mais frequente. Para não ser pego desprevenido, tenha sempre elas em dia.

Se você tiver dúvida antes de trocar,  > já falamos aqui no blog sobre todos tipos de engate de limpadores de para-brisa.

Palhteas para limpador de para-brisas

 

Como trocar palhetas de limpador de para-brisa?

 

As melhores autopeças estão na AutoNext!

Nosso site oferece uma linha completa para todas revisões que seu carro precisar. Compre e tenha benefícios como:

  • Atendimento via fone e Whatsapp
  • Diversas categorias para atender suas necessidades
  • Produtos originais de marcas referência no mercado
  • Compra segura e transparente com informações completas
  • Frete Grátis para Sul e Sudeste
  • 5% de desconto no boleto ou PIX

Ficou interessado?  Confira nosso site.

Os comentários estão fechados.