Guia de Lâmpadas Automotivas

Home / Tecnologia / Guia de Lâmpadas Automotivas

Guia de Lâmpadas Automotivas

Guia de Lâmpadas Automotivas

Lâmpadas Automotivas vêm em diversas formas, cores e preços. Os principais motivos para troca de lâmpadas são dois: substituição ou melhoria. Todos modelos têm um tempo de vida útil, seja ele maior ou menor. Dentre todas opções, algumas duram mais, outras iluminam mais e outras ainda iluminam com cores diferentes.

Sumário:

Qual modelo de lâmpadas automotivas escolher?

Muitas das dúvidas sobre lâmpadas são sobre leis, valores e desempenho. Encontrar uma lâmpada deve ser uma tarefa fácil. Leia esse nosso material e aprenda a escolher sem erros. Entenda além do Night Breaker vs Cool Blue. Aqui você irá encontrar todas orientações sobre lâmpadas, modelos, funções e encaixes.

Se estiver interessado na história das lâmpadas automotivas, leia esse nosso material.

O que olhar na lâmpada antiga antes de trocar?

  • Busque no manual do veículo
  • Retire a lâmpada queimada do farol para ter certeza
  • Confira os detalhes específicos da lâmpada
  • Leia a inscrição na base metálica

Tipos de encaixe para lâmpadas automotivas

Lâmpada H1: faróis auxiliares, faróis principais, luz alta de diversos modelos
Lâmpada H3: faróis auxiliares, cabo curto, conectado ao soquete, fixada por clip
Lâmpada H4: encaixe circular, código na base metálica, ponta escura
Lâmpada H7: farol principal, encaixe circular
Lâmpada H8: formato L,  encaixes menores, 35W
Lâmpada H11: formato L, encaixes maiores, 55W
Lâmpada H19: encaixe circular ponta clara, mais recente, equipa HB20
Lâmpada HB3: formato L, encaixe mais curto e largo, 51W
Lâmpada HB4: formato L, encaixe mais comprido e estreito, 60W
Lâmpada H27-1: formato convencional
Lâmpada H27-2: formato L

Encaixes de lâmpadas Xenon

Lâmpada Xenon D1S
Lâmpada Xenon D2S
Lâmpada Xenon D3S
Lâmpada Xenon D4S
Lâmpada Xenon D5S
Lâmpada Xenon D8S
Lâmpada Xenon D2R
Lâmpada Xenon D4R

LED ou Xenon, qual ilumina mais?

Entre LED e Xenon, o LED ilumina mais. As lâmpadas LED tem vida útil maior, superando o Xênon em até 5 vezes. Além de ter uma tecnologia mais recente e ser amplamente aplicada na iluminação, o LED tem maior capacidade de iluminação.  Se você está buscando comparativo entre LED ou Xenon ou LED e super branca, existem três fatores para comparar: cor, durabilidade e alcance. Lâmpada xenon no carro, é um item que vinha de fábrica e trazia coloração quase azulada (próxima aos 6000K). Para tentar alcançar esse resultado com lâmpadas halógenas, pode usar lâmpada super branca no farol. Uma super branca alcança quase 5000K. Você pode ler mais a seguir.

LED ou Xenon, qual consome mais energia?

Quando falamos em consumo, devemos lembrar que a quantidade de Watts não é potência. Watts é valor de consumo. O consumo das lâmpadas Xenon ficam entre 25w e 35w. As lâmpadas de LED consomem entre 0,5w e 36w (mini canhão). Esse valor varia mais porque o número de diodos influencia no valor total. Lâmpadas de LED para faróis auxiliares são menores, como os LEDs que usamos em casa. Para iluminação de farol, as chamadas Super LED consomem mais, porque além de serem maiores em seu corpo, tem diodos maiores e muitas vezes ventilador de arrefecimento (cooler).

Cor das lâmpadas

Existe uma referência global para explicar cor de luz. É uma forma visual que liga a cor à temperatura. Esse valor é dado em Kelvins, que assim como Fahrenheit e Celsius, medem calor. Essa imagem abaixo representa bem essa questão, sendo o branco absoluto próximo aos 6000K. A grande maioria das lâmpadas automotivas ficam entre 3200K e 6000K.

Espectro de cor de lâmpadas Automotivas

Nas embalagens de lâmpada sempre é informada a cor da luz. Na AutoNext.com.br a cor da luz está descrita no título do produto. Esse valor é aproximado, porque o resultado final depende da instalação elétrica em boas condições e da lente do farol estar cristalina. O valor descrito de temperatura de cor é a “temperatura alvo” que o produto propõe a alcançar.

O que é uma lâmpada super branca?

O nome “super branca” indica o feixe de luz branco, entre 4000°K e 6000°K. Para explicar esse tipo de lâmpadas, as super brancas brilham como se fossem xênon. Isso faz as Super Branca serem chamadas “xênon look”.

Externamente (e apagadas) se confundem com as tradicionais lâmpadas halógenas. No entanto, a cápsula (bulbo) possui uma coloração azul, e por isso é chamada de Cool Blue ou Super Blue. Nem todas são certificadas, por isso é importante estar atento. Apesar de terem luz branca e criar um visual diferente, algumas super brancas atrapalham outros condutores e iluminam aleatóriamente.

Se quiser encontrar uma lâmpada super branca confiável e certificada, conheça nossa linha.

Durabilidade das lâmpadas automotivas

Esse tema é sempre questão em nosso canal do YouTube. Nos modelos halógenos (com filamentos metálicos) a durabilidade está ligada ao desempenho. Lâmpadas halógenas que alcançam mais longe, duram menos. Essa questão é física e é preciso entender o processo natural de desgaste.

Quanto duram as lâmpadas automotivas

Tecnologias como Xenon e LED têm durabilidade maior porque utilizam outra forma de iluminação. O sistema LED tem vida útil de 15 anos. Uma lâmpada Xenon dura cerca de 6 anos, enquanto as halógenas duram cerca de 3 anos.

Existe um segredo para alcançar esse máximo: manter o carro em excelentes condições elétricas. Excesso de umidade também pode afetar o funcionamento do sistema. O tempo de utilização é medido em horas. Uma lâmpada desligada não queima ou vence.

Vale destacar que a troca de uma lâmpada halógena, mesmo sendo mais frequente, é muito mais barata que Xenon ou LED, porque troca-se apenas a lâmpada. Faróis LED com DRL precisam trocar o farol inteiro, não apenas a parte queimada. A fabricação do LED existem muitos pontos para avaliar.

👉 Falando nisso, você sabe quais autopeças mais trocadas nas revisões?

Posso trocar lâmpada halógena por Xenon ou LED?

Não altere as lâmpadas sem antes verificar a Lei. Segundo a Resolução Contran nº 970 de 20 de Junho de 2022, Art. 11. A substituição de lâmpadas originais dos sistemas de iluminação ou sinalização de veículos por outras de potência ou tecnologia diferentes, assim como a instalação de novos dispositivos, somente pode ocorrer se o uso dessas lâmpadas estiver previsto em manual ou literatura oficial do fabricante do veículo”.

Se o fabricante original do seu veículo oferecer LED como uma opção para o sistema de iluminação – em uma configuração mais completa, por exemplo – a lâmpada pode ser trocada. Essa informação é encontrada no manual do veículo, na parte que descreve a iluminação.

Certifique-se da validade da Resolução no dia que estiver lendo este material, que foi criado em 2023. Falando nisso, criamos um material que fala sobre a Lei.

A eficiência dos materiais criam dúvidas na hora de comprar. Lâmpada Cool Blue é permitida. Night Breaker é permitida.

Um fato curioso nos casos em que há troca de lâmpada, pode aparecer um aviso no painel. Isso acontece porque o sensor que identifica as lâmpadas do veículo baseia-se no consumo elétrico. Como as lâmpadas LED consomem muito menos eletricidade que as halógenas, o veículo entende que ela está queimada. A solução no entanto é muito simples, pois cabe ao eletricista instalar um canbus para resolver esse problema. Assista esse vídeo que mostra a instalação do Canbus num Onix.

Posso usar lâmpada de carro em moto?

Essa pergunta é frequente em nosso YouTube e WhatsApp. Na grande maioria das vezes a resposta é não. Motocicletas usam lâmpadas 35w, e carros 55w. Esse número significa o consumo, ou seja, quanto a lâmpada precisa para acender.

Colocar lâmpadas de carro 55w em motocicletas 35w não é aconselhável porque o sistema elétrico não aguenta. Ele não é dimensionado para tanta energia. Quanto maior a quantidade de watts, mais a lâmpada e a fiação esquentam.

Um número pequeno de motos vêm com sistema para lâmpadas 55w. Nesse caso é possível usar lâmpadas de carros em motocicletas. Sempre confira as informações no manual ou pesquise para saber qual a lâmpada certa para sua moto.

Qual alcance das lâmpadas automotivas?

Dias escuros e com baixa visibilidade exigem iluminação eficiente. Alcançar mais longe ou ter mais brilho é segurança. Todos tipos de tecnologia (halógena, LED e Xenon) têm opções de longo alcance com bastante brilho.

Como dito anteriormente, você precisa analisar os modelos disponíveis para ter um produto equilibrado entre durabilidade e desempenho. Lâmpadas halógenas de ponta como a Night Breaker 200 impressionam com até 200% mais brilho e até 20% de luz mais branca em comparação com o padrão legal mínimo e geram um feixe de até 150m de comprimento.

LED ou Xenon, qual ilumina mais?

Faróis como os LEDriving oferecem alto desempenho de longa duração com brilho intensivo. Alcançam até 200% mais luz até 100% mais branca, e são caracterizadas por uma faixa de iluminação que pode chegar até 200m.

Ficou com dúvidas sobre o alcance das lâmpadas? Chame-nos no WhatsApp.

Comparativo entre lâmpadas automotivas

Buscando facilitar ainda mais sua decisão, criamos uma matriz que entrelaça a durabilidade das lâmpadas e seu desempenho. Ao lado da matriz, listamos as linhas de lâmpadas que podem ser encontradas na autonext.com.br.

Matriz de Lâmpadas Automotivas

Tabela comparativa entre lâmpadas xenon, super branca e led
Comparativo entre lâmpadas xênon, super branca e led em relação às halógenas.

As melhores autopeças estão na AutoNext!

Nosso site oferece uma linha completa para todas revisões que seu carro precisar. Compre e tenha benefícios como:

  • Atendimento via fone e Whatsapp
  • Diversas categorias para atender suas necessidades
  • Produtos originais de marcas referência no mercado
  • Compra segura e transparente com informações completas
  • Frete Grátis para Sul e Sudeste
  • 5% de desconto no boleto ou PIX

Ficou interessado?  Confira nosso site.

Os comentários estão fechados.