Módulo de som automotivo tem a função de amplificar a potência do sinal de áudio. Esse sinal pode ser gerado em um CD Player, MP3 Player, DVD, um rádio, ou até mesmo, toca-fitas. Ainda assim, é capaz de filtrar frequências indesejadas, e reforçar partes específicas do som, como os graves.
Se você quiser saber um pouco mais sobre aparelhos de som e seus tipos, pode clicar aqui.
Quando usar um módulo de som?
O som é uma onda física, que se propaga pelo espaço. Onde não há “ar”, não há som. Portanto, para criar essa onda mecânica, é preciso material. Tudo que for menor ou mais curto, limita o processo e influencia diretamente na alimentação de energia, no sinal sonoro e na reprodução das frequências.
É importante você saber, antes de buscar um modelo de módulo de som, que cada player já possui um módulo embutido. Esses modelos apesar de básicos, atendem a potência e qualidade do conjunto. Portanto, se você gostaria de melhorar seu som, o reprodutor é o primeiro passo.
Um dos modelos mais buscados na AutoNext é o Pioneer MVH-98UB.
Como todo e qualquer sinal de áudio é emitido por ele, nada mais justo que buscar opções que entreguem uma margem maior para trabalhar. Mas fique atento: modelos mais novos têm muitas funções que são geradas no player, como comandos no volante e sensores. Isso pode dificultar a troca.
Certamente, o próximo item, é a saída de som. Os alto-falantes são responsáveis por reproduzir as frequências indicadas pelo sinal e pode haver um gargalo de performance. Se você não conhece muito sobre isso, te indicamos escolher entre alto-falantes triaxiais (melhor custo-benefício) ou duas vias (melhor qualidade).
Em nossa loja, temos mais de 100 opções de som para projetos.
Características de um módulo de som:
Tamanho não é documento. Apesar de ser clichê, a célebre frase funciona inclusive para módulos. É muito importante estar atento ao tamanho do módulo de som antes de colocar no seu projeto, mas isso não é tudo. Existem n características que irão te fazer escolher entre um e outro. Aqui estão algumas delas:

Classe do Módulo de Som Automotivo
Visto que existam várias classes de módulos, as mais comuns se resumem entre “A/B” e “D”. Os classificados como A/B são destinados a alto-falantes que precisem de mais qualidade e nitidez, e tal refino consome maior energia. Por sua vez, os “D” têm melhor eficiência energética mas menos acerto, o que os leva aos módulos mono, para subwoofers e falantes de graves, que precisam de menos exatidão e nitidez.
Potência
Para conhecer mais sobre a potência do seu módulo de som automotivo, é preciso notar o seu valor RMS (root medium square, ou raiz quadrada média). O valor RMS é a potência nominal do seu módulo de som. Esse valor indica qual a potência média que o alto falante pode operar com pouca ou quase nenhuma distorção.
A potência RMS é medida em Watts, e existe uma grande variedade nesses números. Os modelos de entrada têm cerca de 150W, chegando até 160.000W. Isso mostra como existem módulos para todos os objetivos e com todo tipo de performance.
Outro valor que é muito utilizado é a potência de pico. Mas preste atenção, pois só é possível atingir o pico por alguns instantes durante as reproduções. Não é possível manter esses valores constantemente com qualidade e segurança.
Impedância
Tenha noção da importância da impedância. Ela é a resposta (carga resistiva) de um circuito elétrico percorrido em uma corrente alternada. Esse valor é medido em Ohms e precisa ser igual ou menor que o resultado da ligação final dos alto falantos.
É provável que você não domine esse “casamento” de informações, portanto, sempre busque um instalador especialista e esteja atento às informações do seu conjunto, não apenas do módulo de som. Com a combinação perfeita, o aproveitamento pode ser excelente. Caso contrário, o módulo pode até queimar.
Número de canais
Existem modelos com apenas um canal, usados em subwoofers, e existem modelos que chegam a 4 canais. Para projetos específicos, existem os módulos 4.1 e 4.2, que oferecem 2 canais extra para alimentar os graves dos subwoofer ou conjunto de subwoofers. Cada canal é responsável por uma saída de som. Ela pode ser composta por um alto falante, ou mais.
O módulo de som automotivo de 2 canais geralmente são usados para conjuntos frontais, traseiros ou tampa de porta-malas, e 4 canais em geral são usados para conjunto completo de frontais e traseiros.
Resposta de frequência
Valores de resposta de frequência indicam quais faixas de som são reproduzidas a partir do módulo. São medidos em Hz ou Khz. O ouvido humano compreende entre 20Hz a 20.000KHz. Quanto maior a frequência, mais agudo o sinal. Quanto menor, mais grave.
Conheça os módulos da AutoNext!
Quer melhorar seu conjunto e aproveitar tudo que a qualidade de som tem a oferecer?
Conheça a linha de som automotivo AutoNext, uma solução segura e rápida para quem busca os melhores players, módulos e falantes do mercado.
Comprando conosco você tem benefícios como:
- Atendimento via fone e Whatsapp
- Diversas categorias para atender suas necessidades
- Produtos originais de marcas referência no mercado
- Compra segura e transparente com informações completas
- Frete Grátis para Sul e Sudeste
- 5% de desconto no boleto ou PIX
DEIXE UM COMENTÁRIO