Revisão pós-viagem: itens básicos para ficar de olho

Home / Tecnologia / Revisão pós-viagem: itens básicos para ficar de olho

Revisão pós-viagem: itens básicos para ficar de olho

Revisão pós-viagem: itens básicos para ficar de olho

Pegar o carro e por o pé na estrada é sempre uma ótima ideia. Seja para subir a serra ou descer para o litoral, as viagens de férias são uma tradição. É nesse momento que são feitas as principais revisões nos automóveis – e as oficinas começam a ficar com filas.

Então, depois de tudo feito, lá se vão para os seus destinos. As férias são aproveitadas, e após uma ou duas semanas, as famílias e os carros estão de volta em casa. Este é o costume geral, falando muito amplamente sobre comportamento de donos de carros. Com a missão cumprida e o carro na garagem, a atenção sobre o sistema mecânico, elétrico e a estética diminui.

Se pararmos para pensar, as viagens são momentos que exigem muito dos carros num curto espaço de tempo e em características incomuns do dia a dia. Agora, a AutoNext reúne alguns pontos supersimples que podem ajudar a manter seu carro saudável e preparado. O uso do dia a dia não exige tanto quanto uma longa viagem. Fique atento a estes pontos para que a próxima revisão não seja feita só nas férias do ano que vem.

Praia cheia durante as férias.
Durante as férias, muitos destinos ficam cheios, então fique pronto para o trânsito.

Revisão de carro para viagem

Seja longa ou curta, toda viagem pode ser planejada. Alguns cuidados são essenciais para que não haja surpresas. Pensamos sempre em oferecer segurança para o motorista e passageiros, então fica de olho nesse checklist que pode te salvar de vários apuros.

  • pneus (você está careca de saber)
  • alinhamento e balanceamento – garantem estabilidade e baixam o consumo
  • sistemas de freios – faça sangria e confira o sistema inteiro
  • suspensão do carro – revise para evitar danos maiores pelo desgaste
  • fluidos do veículo – óleo, arrefecimento, freios, direção hidráulica, etc
  • sistema elétrico – setas, luz de ré, pisca-alerta e faróis alto e baixo
  • regulagem dos faróis – para ter a garantia de ver e ser visto
  • itens de segurança (macaco, chave de roda e triângulo)
  • documentação (CRLV e CNH)

Fique com a cabeça fria e veja alguns detalhes sobre os cuidados que são necessários quando você retornar.

Revisão para viagens longas
Viajar para a Patagônia, por exemplo, exige cuidados específicos para terreno e baixas temperaturas

Revisão estética pós-viagem

Estradas movimentadas, muitos carros e o macroambiente trazem poeira, piche, fuligem e maresia. Tudo isso fica na lata do seu veículo e até pode contaminar o interior. É bastante comum de acontecer e todos estamos cientes de que é um fato, por isso não podemos ignorar.

👉 Veja 7 dicas para cuidar da pintura

Tenha certeza de que você só trouxe boas memórias das férias. Uma dica simples é uma lavagem completa para tirar toda poluição da lata, das rodas, das pinças de freio, das palhetas de pára-brisa e todas partes externas afetadas. Isso prolonga a vida útil da pintura, das borrachas e dos demais componentes.

Secagem de carro após lavagem automotiva
O cuidado da lavagem até o final protege e evita manchas na lata.

Alinhamento e balanceamento das rodas

Um carro bem alinhado roda melhor porque é mais estável e equilibrado – principalmente em longas distâncias, onde as estradas variam muito. Realizar o alinhamento da suspensão e o balanceamento de rodas e pneus traz conforto, segurança e diminui o desgaste do conjunto. Os impactos sofridos durante o trajeto continuarão no seu carro. Por isso é indispensável garantir que seu carro esteja bem alinhado. O procedimento é muito simples e vale a pena prestar atenção nessa questão.

Engarrafamento em Rodovia Brasileira
Congestionamentos, arranca-e-para e ar condicionado com carro parado consomem a bateria sem carregá-la, afetando sua durabilidade.

Teste a bateria pós-viagem

Uso ininterrupto, pequenos deslocamentos e congestionamentos podem interferir na carga da bateria. O calor do verão também ajuda a encurtar a vida das baterias. Tudo isso é uma realidade nas viagens, por isso fique atento à carga da bateria, ao alternador e às escovas. Um eletricista, um mecânico ou profissional de confiança com equipamento adequado pode ajudar nesse momento.

👉 Descubra como Economizar Combustível

Inspeção da parte de baixo do carro
Quando possível, levante o carro para avaliar também a parte inferior do chassis.

Revisão dos Freios e Fluidos

Com a exigência e utilização constante os componentes podem se desgastar. Faltar freio é no mínimo inconveniente no caso de uma longa viagem. É indispensável que não haja vazamento e que o nível de fluído esteja OK. Caso seja detectada alguma irregularidade, pare tudo e leve seu carro até um mecânico de confiança.

Regulagem dos faróis

Muitos carros têm regulagem manual ou automática de altura dos faróis. Com a carga das bagagens, a traseira tende a baixar, e os faróis miram mais ao alto. Para compensar a iluminação, muitos motoristas ajustam o foco para baixo, para a estrada, e depois se esquecem de trocar para a posição original. Essa dica é muito simples de ser executada e pode ajudar bastante a transitar de noite.

👉  Seleção de faróis para carros

 

Na hora da revisão, a AutoNext está aqui!

Nosso site oferece muitos produtos para cuidar da pintura do seu carro com economia e qualidade. Certamente comprando conosco você tem benefícios como:

  • Atendimento via fone e Whatsapp
  • Diversas categorias para atender suas necessidades
  • Produtos originais de marcas referência no mercado
  • Compra segura e transparente com informações completas
  • Frete Grátis para Sul e Sudeste
  • 5% de desconto no boleto ou PIX

Ficou interessado? Confira nosso site.

 

Os comentários estão fechados.