Água de Torneira no Radiador?

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Água de Torneira no Radiador?

Água de Torneira no Radiador?

Motores são máquinas quentes. Para trabalharem bem, devem estar em plenas condições. Estar na temperatura ideal é essencial. Já que não podem sobreaquecer, precisam de constante refrigeração. Quem faz isso é o radiador junto ao sistema de arrefecimento, que é todo o conjunto de mangueiras, reservatórios de expansão, válvula (s) termostática, bomba e o líquido de arrefecimento, ou aditivo.

Quando o líquido de arrefecimento é adicionado, ele passa por pequenos dutos no interior do motor. O fluido quente sai do motor, chega ao radiador onde elimina o calor e retorna refrigerado. Esse ciclo é contínuo até que a temperatura seja mantida. Por isso, tão importante quanto a vedação do sistema, é o líquido que circula.

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Posso colocar água da torneira no radiador?

Não é recomendado, mas é o cenário mais comum. Tornou-se um hábito porque é muito prático. Usar água de torneira é um risco porque existem milhares de partículas desconhecidas. Podem ser terra, microorganismos, minerais, inclusive excesso de Cálcio, quando se usa a água dura, comum em algumas regiões do Brasil.

Colocar água de torneira no radiador pode causar acúmulo de matéria nos dutos de refrigeração. Com o tempo, é criada uma parede que “isola” o líquido do motor, inviabilizando a troca de calor. Isso reduz a eficiência e a durabilidade dos componentes, podendo causar entupimento dos dutos, estouro de mangueiras por causa da pressão e em casos extremos, ferver.

Uma substituição puríssima é a Água Desmineralizada. Durante um processo de alta tecnologia, todos minerais são removidos, restando apenas água. Ela deve ser utilizada para diluir os aditivos concentrados.

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Qual líquido usar no radiador?

No cenário ideal, as montadoras recomendam uma mistura de 50% água, 50% de aditivos que contenham glicóis e pacote anticorrosivo. Já existe a mistura pronta para compra. Isso facilita na dosagem e também para encontrar a água certa.

Usar o produto pronto com glicóis não danifica o motor e geralmente, aditivos de boa qualidade contém anti-incrustante, que realiza a limpeza constante do sistema, mantendo sempre uma boa condição do mesmo, o que favorece e correta troca térmica.

Existem diferentes cores de líquidos, porém somente a coloração não é suficiente para informar o tipo e indicação do produto. A cor tem duas funções: facilitar a visualização do nível do fluido no reservatório e também identificar vazamentos no sistema caso existam. Veja abaixo as principais e mais pedidas:

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Produtos prontos para uso com glicóis oferecem proteção completa para seu sistema de arrefecimento. Experimente conhecer os aditivos da AutoNext.

Os benefícios dos aditivos prontos para uso incluem:
• Proteção à fervuras
• Congelamentos
• Incrustações
• Corrosões
• Formação de espuma
• Falta de lubrificação

Aditivo Orgânico ou Inorgânico?

Esse assunto é técnico e muito importante. Os aditivos são separados pelo pacote de inibidor. Nunca escolha pela cor. Sempre procure conhecer a tecnologia que está presente no aditivo antes da escolha.

Aditivos Inorgânicos (sintético)

Os primeiros fluidos (primeira geração) para arrefecimento eram elaborados a partir de sais inorgânicos. Tais elementos preservam muito bem partes de Ferro (Fe) e também Cobre (Cu) e latão, que eram vistos em veículos mais antigos.

Se o seu veículo tem carburador, ele provavelmente saiu de fábrica com um aditivo inorgânico. Sempre leia o rótulo. Então, pode-se dizer que aditivos inorgânicos são utilizados em conjuntos mais antigos, de 20 ou 30 anos, quando poucas partes do motor eram em Alumínio (Al). No entanto, tais aditivos podem ser substituídos por aditivos de tecnologias superiores, como veremos adiante, desde que o sistema seja limpo previamente.

Sua composição (inorgânica) é basicamente Sódio (Na) e Potássio (K). Esses sais tem a função de criar uma camada (película fixa) no metal, que separa os equipamentos dos agentes oxidantes. Dada essa composição, a vida útil é menor. A película criada desprende mais facilmente dos dutos, como uma tinta de parede.

Aditivos Orgânicos

Elaborados com sais orgânicos (segunda geração), os aditivos orgânicos são indicados para diversos tipos de metais, inclusive o Alumínio (Al). Aditivos orgânicos são os preferidos das montadoras, e diversos modelos já saem de fábrica aditivados. Sempre leia o rótulo.

Estes sais orgânicos trabalham diferente dos inorgânicos. Eles criam uma interação química com os metais. Surge nos dutos uma proteção mais flexível, já que a molécula é aproveitada mais de uma vez. Este fator aumenta bastante a vida útil do produto, prolongando também a proteção.

Aditivos Híbridos

São produzidos com tecnologia HOAT (Tecnologia de Ácido Orgânico Híbrido). Seu pacote inibidor de corrosão combina sais orgânicos (que conferem vida útil prolongada) a alguns sais inorgânicos que otimizam a performance do aditivo em funções específicas. Sempre leia o rótulo.

Assim como ocorre com os aditivos orgânicos, sua vida útil é estendida. Quando comparados com aditivos inorgânicos chegam a ter durabilidade 4 vezes superior. Sua proteção do sistema é total e contempla todos os materiais nele existentes. Montadoras asiáticas e veículos pesados geralmente utilizam essa tecnologia, mas assim como ocorre com os orgânicos, desde que o sistema seja limpo previamente, os aditivos híbridos podem ser aplicados em qualquer sistema de arrefecimento.

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