O mercado automotivo brasileiro está prestes a ganhar novos protagonistas, com tecnologias surpreendentes e posicionamentos ousados. A seguir, três destaques que merecem atenção: Leapmotor C10, BMW iX3 e o impressionante motor do Corvette ZR1.
Leapmotor C10: O Híbrido que chega ao Brasil em 2025
A espera está chegando ao fim. A Leapmotor, marca chinesa que vem ganhando destaque global, fará sua estreia no Brasil no início de 2025. Assim, o primeiro modelo será o SUV médio C10, oferecido em versões híbrida e elétrica.

No Summit Futuro da Mobilidade, Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, confirmou que o C10 será homologado como REEV, operando como elétrico e usando o motor 1.5 a gasolina (96 cv) apenas para gerar energia à bateria de 28 kWh.
No cenário internacional, o C10 impressiona:
- Potência: 231 cv
- Autonomia elétrica: 210 km
- Autonomia total (com motor a combustão): 1.190 km
Com tecnologia de ponta e cabine sofisticada, o SUV promete ser um divisor de águas no mercado nacional.
BMW iX3: O Carro que Evolui por Software
Outra tendência que desponta com força é a nova geração de veículos que evoluem via software, e o BMW iX3 de segunda geração será um dos primeiros exemplos.
A BMW estreia a plataforma Neue Klasse, com inovações digitais e atualizações remotas (OTA) que vão além do infoentretenimento, dessa forma, alcançando direção, recarga e sistemas de assistência.

Alguns destaques:
- O novo software será quatro vezes maior que o dos modelos atuais.
- A BMW planeja lançar até três grandes atualizações por ano, aplicadas em cerca de 20 minutos cada.
- O veículo passa a ser visto como uma plataforma digital em constante evolução, com melhorias contínuas ao longo do tempo, logo, sem necessidade de trocar de carro para ganhar novas funcionalidades.
Em suma, essa abordagem reforça a tendência de veículos como dispositivos conectados e adaptáveis, ampliando a longevidade tecnológica.
O Motor V8 do Corvette ZR1: Potência que Resiste
Em meio ao avanço da eletrificação, um motor a combustão ainda surpreende, como o LT7 V8 biturbo 5,5 litros do Corvette ZR1, reconhecido como o único puramente a combustão entre finalistas em uma premiação dominada por híbridos e elétricos.
Esse motor entrega 1.064 cv e 114,5 kgfm de torque, sem qualquer auxílio elétrico.

Portanto, o fato de ter se destacado em um cenário repleto de veículos eletrificados mostra que, apesar da transição para novas energias, ainda há espaço para a expressão máxima da engenharia a combustão, especialmente quando falamos em desempenho extremo.