Como tirar mau cheiro do carro

Home / Lifestyle / Como tirar mau cheiro do carro

Como tirar mau cheiro do carro

Como tirar mau cheiro do carro

O mau cheio estraga uma boa experiência. Falar sobre isso não cheira nada bem. Inclusive, de nada adianta o carro estar lavado, polido, aspirado e o interior estar com cheiro de molhado ou até mesmo de mofo. Entrar em um carro cheiroso é reconfortante. Um perfume pode nos trazer a sensação de limpeza e organização mesmo que o interior não esteja lá essas coisas. Portanto, se você precisa eliminar um cheiro ruim, veja nossas dicas que irão ajudar a resolver de uma vez por todas essa questão.

 

Origem do mau cheiro

Encontrar a causa do fedor é o primeiro passo. Cigarro, alimentos e objetos molhados são os principais deles. Mas em alguns casos, até quem cuida pode estar gerando esses focos de mau odor sem perceber. Fique atento aos seus costumes e de quem anda com você. Dias chuvosos, por exemplo, são o início perfeito para aqueles cheirinhos de guardado que queremos evitar. Separamos aqui algumas causas que podem ser a origem do mau cheiro:

  • Excesso de umidade (chuva, vazamento, filtros muito antigos)
  • Derramamento de líquidos (água, suco, vômito de bebê, xixi de pets)
  • Fumaça e fuligem (cigarro, charutos, incensos, gases industriais, poluição)
  • Partículas de sujeira (restos de comida, terra, areia, pele morta, erva-mate)
  • Sistema de ventilação (dutos sujos ou impregnados de bactérias)

No entanto, essas são apenas algumas opções. No uso diário podem existir infinitas possibilidades de interferir no ambiente do veículo. Então, sabendo disso, deixe um paninho, um mini aspirador e um cheirinho para emergências. Lembre-se: essas são apenas dicas de emergência.

Mau cheiro no interior do veículo

Como tirar o mau cheiro

Pense no interior do carro como uma casa. O objetivo da limpeza é remover o que está interferindo, portanto, é de suma importância saber onde está o foco do cheirinho. Ainda mais que o interior do carro é pequeno, e a sujeira nem sempre está à vista. O cheiro pode estar numa mancha no estofado, acumulado em partículas no cinto de segurança ou em formato de “presentinho” embaixo do tapete.

Com base nessas experiências, apontamos algumas soluções que podem te ajudar.

Soluções caseiras

Carro ao Sol com vidros abertos

Esse costume era mais comum antigamente, quando a ideia de lavar carro em casa era mais comum. A solução de Sol + vento é muito eficiente quando há umidade no interior ou você quer apenas “trocar os ares”. A corrente de vento quente seca as superfícies que estão úmidas e podem levar o cheiro consigo. Além de ser muito fácil de executar, duas ou três horinhas ao sol já resolvem.

Bicarbonato, carvão, sílica, giz ou cal

O uso desse tipo de material é herança dos costumes caseiros. O objetivo de todos é eliminar odores, matar bactérias e secar ambientes. Sílica, giz e cal são materiais muito porosos que absorvem a umidade dos ambientes, e devem ser deixados no interior do veículo. O processo pode levar algum tempo, por isso é interessante deixar embaixo dos bancos ou em compartimentos que não interfiram no uso diário.

O carvão é usado para remover odores.  Além disso, há séculos está nos filtros de barro como purificador. Se quiser tentar, pode ser o carvão do churrasco mesmo, só tente pegar pedaços grandes e envolvê-los em papel para não sujar o veículo.

Já o bicarbonato de sódio é usado em estofados. Polvilhe um pouco, deixe agir e remova aspirando. Prática muito usada em colchões de dormir.

Higienizadores de ar-condicionado

Eles são indicados para a limpeza de dutos e filtros, para evitar a contaminação de fungos e bactérias. Eles geralmente são aplicados com o veículo funcionando parado, recirculando o ar. A válvula de aplicação do tipo granada trava e libera automaticamente o produto no interior do veículo. Pode ser feito em casa com toda segurança. Após o processo (de cerca de 20 minutos), ele deixa uma fragrância agradável e duradoura. É recomendado realizar a troca do filtro de cabine para ter máximo resultado.

Limpeza de mau cheiro

Faça você mesmo

Com a evolução das linhas de car care, bactericídas e limpadores multiuso evoluíram e estão cada vez mais cheirosos e rendem mais. As linhas de cuidados internos cuidam de todos os tipos de superfície com produtos generalistas ou específicos. Então, tire o mau cheiro do seu carro com produtos indicados para profissionais e aplicações caseiras.

Vonixx Sintra

Indicado para carpetes, couro, estofados e painéis, o Sintra é um poderoso bactericida. Sua fórmula de multilimpador flotador bactericida com pH balanceado e ultra concentrado, é bastante aproveitado para limpeza de painéis, laterais e cantos de portas, bancadas de couro, carpetes e estofados. Promove alto poder de remoção de manchas de gordura e sujeiras diversas, além de eliminar microrganismos causadores de doenças no interior do veículo. A baixa espumação o torna ideal para ser usado em extratoras, eliminando as sujidades do interior do veículo e deixando-o limpo novamente. SINTRA PRO diminui maus odores no interior do veículo, tornando-o mais saudável e livre de impurezas.

Vonixx Extractus

Indicado para tecidos, bancos e cintos. Extractus é um limpador ultra concentrado de alta performance e baixa espumação, desenvolvido para limpeza de estofados, carpetes e tapetes. Certamente com uma extratora, os resultados serão melhores, mas pode ser aplicado em casa. Sua fórmula contém tensoativos e alcalinizantes especiais que removem facilmente os mais diversos tipos de sujeira, em especial as derivadas de graxa, suor e gorduras em geral. Se você não conhece a origem da mancha ou umidade do veículo, é uma boa opção para limpar o carpete e acabar com o mau odor.

Soluções profissionais

Higienização completa

Limpeza interna, meia-sola, descontaminação, remoção de carpete, etc. Tudo isso faz parte do portfólio das estéticas, detailers e car cares no Brasil e no mundo. Realizar a higienização completa a seco ou com vapor é uma ótima solução e que tem um excelente custo-benefício. Quem quer mais saúde e conforto, busca esse tipo de serviço que aliado às boas práticas de uso do veículo, irão livrar o mau cheiro e permanecer com um carro cheiroso por muito tempo.

Oxi-sanitização

Com a crise ocasionada pelas pandemias, diversas práticas que eram exclusivas da área da saúde migraram para o consumo amplo. Dentre estas, os tratamentos com Ozônio, que já possuem diversos equipamentos prontos para literalmente esterelizar o interior do veículo. Essa é hoje a forma mais eficiente de tirar odores, porque nada sobrevive no ambiente. Para realizar um serviço de Oxi-sanitização, zerar seu carro e eliminar o mau odor definitivamente, encontre profissionais especialistas capacitados para a realização do processo. Após a utilização, não há riscos para a saúde e o interior do seu veículo fica novo em folha.

👉 Conheça o OzonePRO na AutoNext

Mahle OzonePRO

Encontre o que você precisa na AutoNext!

👉 Nosso site oferece produtos para limpeza interna das marcas mais confiáveis. Compre e tenha benefícios como:

  • Atendimento via fone e Whatsapp
  • Diversas categorias para atender suas necessidades
  • Produtos originais de marcas referência no mercado
  • Compra segura e transparente com informações completas
  • Frete Grátis para Sul e Sudeste
  • 5% de desconto no boleto ou PIX

Ficou interessado?  Confira nosso site.