Airbag Takata
O recall dos airbags da extinta Takata ficou marcado como o maior da história da indústria automobilística. O dispositivo que deveria proteger os passageiros se tornou uma ameaça, disparando fragmentos metálicos durante o acionamento. Essa falha resultou em tragédias em várias partes do mundo, incluindo um caso no Brasil. Estima-se que cerca de 3,5 milhões de veículos de diversas marcas tenham sido afetados, e o problema persiste, pois muitos motoristas ainda não atenderam ao chamado dos fabricantes.
VW Fox
No Brasil, o recall do VW Fox começou em 2008, embora relatos de problemas com o sistema de rebatimento do banco traseiro já existissem desde 2004. Proprietários relataram ferimentos graves, mas à princípio a Volkswagen tentou atribuir a culpa ao uso inadequado do veículo.
Firestone / Ford Explorer
Durante os anos 90, nos Estados Unidos, 14 milhões de pneus Firestone modelo ATX, que equipavam o Ford Explorer, sofreram recall. Esses pneus se mostraram perigosos, resultando em uma série de acidentes graves, incluindo fatalidades devido ao estouro dos pneus e ao consequente capotamento dos veículos.
Effa M100
Uma investigação do Denatran revelou que o Effa M100, que tinha sido comercializado no Brasil, não respeitava as normas de segurança para os cintos de segurança dos bancos traseiros. Em consequência, todas as 900 unidades vendidas foram recalladas.
Troller Pantanal
O modelo Troller Pantanal, lançado em 2006, teve um desempenho abaixo das expectativas, vendendo apenas 77 unidades. Em 2007, após a Ford assumir o controle da marca, todas as unidades foram recompradas devido a problemas de construção.
BMW V8
Nos anos 90, a BMW utilizou uma nova liga de níquel e silício na construção de seus motores V8. Essa liga apresentava problemas de corrosão quando exposta à gasolina com alto teor de enxofre, como a vendida no Brasil. Como resultado, milhares de motores foram trocados globalmente.
Fiat Tipo
Durante os anos 90, o Fiat Tipo foi muito popular no Brasil. No entanto, emergiram relatos de incêndios, levando a Fiat a responsabilizar os proprietários por usarem querosene para limpeza do motor, mesmo assim a empresa optou por realizar um recall.
Chevrolet Onix
Lançado em 2019, o Chevrolet Onix de segunda geração rapidamente se viu em meio a polêmicas devido a falhas técnicas que resultavam em incêndios. Um total de 19.000 veículos foi recalled e os proprietários cujos carros queimaram foram indenizados.
Chery S18
Em 2012, um recall do modelo S18, da fabricante Chery, afetou 52 proprietários no Brasil. O problema estava no pedal de freio, que se deslocava para a esquerda sob forte pressão de frenagem, apresentando um risco significativo aos motoristas.
Toyota Corolla
Entre 2008 e 2010, diversos modelos do Toyota Corolla apresentaram um problema grave de aceleração involuntária. A primeira explicação da empresa foi que um tapete mal fixado poderia ser a causa, mas posteriormente foi identificado um defeito eletrônico que gerou a chamada para recall em vários países. No Brasil, a Toyota recorreu a um sistema diferente para evitar esse problema.