AutoNews: Dos clássicos à paixão esportiva pelo universo automotivo

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AutoNews: Dos clássicos à paixão esportiva pelo universo automotivo

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Clássicos dos anos 80 que ainda valem a pena comprar (com preços de referência)

Se você ama carros com história, sabe que os anos 80 deixaram vários modelos que hoje despertam nostalgia, e até investimento. Portanto, aqui estão 5 clássicos nacionais dos anos 80 que ainda aparecem no mercado, com valores estimados para você ter parâmetro:

  • Ford Escort — a partir de R$ 13.500
  • Volkswagen Parati — a partir de R$ 15.000
  • Ford Del Rey — a partir de R$ 19.000
  • Volkswagen Santana — a partir de R$ 21.900
  • Chevrolet Monza — a partir de R$ 23.900
Ford Escort

Esses preços são referenciais e refletem o estado geral dos anúncios encontrados, podendo variar conforme conservação, local e documentação.

Por que esses modelos ainda geram interesse?

O apelo desses carros vem de vários fatores:

  • História & nostalgia — muitos cresceram vendo esses modelos nas ruas, nos filmes ou nas novelas. Eles carregam memórias.
  • Disponibilidade de peças — há mercado de reposição ativo, o que facilita restaurações.
  • Custo de entrada mais acessível — comparado a carros clássicos importados, esses nacionais oferecem um ponto de entrada mais leve.
  • Potencial de valorização — em bom estado, alguns modelos tendem a se valorizar mais com o tempo, especialmente entre colecionadores.

Dicas antes de comprar um desses clássicos

Antes de fechar negócio, vale prestar atenção a:

  1. Ferrugem e estrutura da carroceria — áreas como longarinas, assoalho e vigas são pontos críticos.
  2. Motor, câmbio e vedação — verifique vazamentos, barulhos e se há adaptações.
  3. Documentação — é comum haver pendências ou alterações não registradas.
  4. Suspensão, freios e parte elétrica — sistemas improvisados ou modificados exigem cuidado.
  5. Originalidade x personalização — decida se você quer manter o carro o mais próximo possível do original ou aceitar upgrades discretos.

Os anos 80 deixaram verdadeiros marcos da indústria automotiva nacional. Seja por nostalgia, coleção ou investimento, esses modelos continuam encantando gerações, e, além disso, têm muito asfalto pela frente.

Quando o futebol veste a carroceria: 5 clubes que pertencem a fabricantes automotivas

Além de patrocínios, algumas montadoras vão além e mantêm times sob seu controle ou fundação, unindo, assim, paixão esportiva com estratégia de marca.

1. Yokohama F. Marinos (Nissan)

Fundado em 1972 pela Nissan, esse clube de Yokohama já carrega desde sempre a identidade da montadora. O estádio se chama Nissan Stadium e, como resultado, reforça a presença institucional da marca no futebol. 

yokohama

2. Jeonbuk Hyundai Motors

Na Coreia do Sul, a Hyundai domina não só o setor automotivo, mas também dona de um clube profissional. Dessa forma, ao assumir essa responsabilidade, ela insere o futebol como parte integrante de sua estratégia corporativa. 

jeonbuk

3. VfL Wolfsburg (Volkswagen)

O time nasceu ligado à fábrica automobilística de Wolfsburg, nos moldes de um clube operário para os funcionários. Hoje se consolidou como integrante da primeira divisão alemã, de modo que mantém ligação direta com a Volkswagen.

vfl wolfsburg

4. Nagoya Grampus (Toyota)

Originalmente conhecido como Toyota Motor SC, o Nagoya Grampus reforça a relação entre marca e clube. O estádio, claro, chama-se Toyota Stadium. 

nagoya grampus

5. Juventus (Família Agnelli / Fiat)

Embora hoje a relação com a Fiat seja mais simbólica do que administrativa, a origem do clube está completamente entrelaçada à família Agnelli, fundadora da Fiat. Portanto, isso faz da Juventus um dos casos mais emblemáticos dessa intersecção entre carro e futebol.

juventus