Carros eletrificados ainda não dominam o Brasil
Os carros elétricos são apontados como o futuro da mobilidade, mas no presente ainda enfrentam barreiras que impedem a popularização no Brasil. A principal delas é a autonomia limitada, o que os torna ideais para o uso urbano, mas menos práticos em viagens longas.
Por que os híbridos ganham espaço?
Muitos consumidores acabam optando pelos híbridos como alternativa, já que combinam motor elétrico e motor a combustão. Porém, esse formato também traz restrições. O motor a combustão costuma ser menos potente que o elétrico e, em alguns casos, precisa trabalhar mais para manter a bateria carregada.
O desafio da manutenção
Com o passar dos anos, os custos de manutenção dos híbridos aumentam. Isso acontece porque eles reúnem dois sistemas de propulsão, motor a combustão e motor elétrico, além de uma eletrônica complexa para gerenciar tudo. Esse conjunto pode pesar no bolso do consumidor quando o veículo envelhece.
Porsche 718 Cayman GT4 RS: despedida com homenagem à Holanda
Antes de encerrar a produção da quarta geração do Cayman, a Porsche decidiu lançar uma edição especial para o mercado holandês. Batizado de GT4 RS “Tulipa”, o modelo traz detalhes únicos e performance ainda mais agressiva.
Design exclusivo inspirado na Holanda
A cor Laranja Pastel, símbolo nacional holandês, foi aplicada em vários pontos do carro, como entradas de ar no capô em fibra de carbono, discos aerodinâmicos das rodas e inscrição no spoiler. O modelo também traz logotipos em forma de tulipa nos para-lamas, uma faixa com a bandeira da Holanda no aerofólio e rodas de magnésio forjadas de 20 polegadas em preto acetinado.

Interior personalizado
O tema laranja também aparece no interior. Os bancos em couro preto e camurça sintética recebem costuras e bordados contrastantes, além de tulipas nos encostos de cabeça e nas soleiras iluminadas. A experiência fica ainda mais exclusiva com acessórios como chave personalizada, cronógrafo e até caneca térmica.
Desempenho no limite
O GT4 RS “Tulipa” é equipado com motor boxer 4.0 de seis cilindros central, capaz de entregar 500 cv. O pacote Weissach e o Kit Manthey adicionam aerodinâmica refinada, o que ajudou o carro a completar Nürburgring em 7:03.121 minutos, mais de seis segundos mais rápido que a versão convencional.
Esse modelo será apresentado durante o Grande Prêmio da Holanda, marcando uma despedida à altura de um dos esportivos mais desejados da Porsche.
5 carros usados com estilo retrô para comprar em 2025
O charme retrô nunca sai de moda. No mercado de usados, alguns modelos conseguem unir design clássico, tecnologia atual e bom custo-benefício. Selecionamos cinco opções que se destacam em 2025:
Fiat 500 – a partir de R$ 32.900
Pequeno por fora, estiloso por dentro. O Cinquecento moderno mantém a essência dos anos 1950, mas entrega ar digital, controles de estabilidade e até câmbio automático.
Mini Cooper – a partir de R$ 49.900
Compacto, ágil e cheio de personalidade. Disponível em versões aspiradas ou turbinadas, o Mini oferece dirigibilidade divertida e acabamento marcante.
Volkswagen Fusca – a partir de R$ 88.790
Uma releitura esportiva do clássico. Vem com motor 2.0 turbo de 211 cv, câmbio DSG e, em muitas versões, teto panorâmico e som premium.
Suzuki Jimny Sierra – a partir de R$ 105.000
Visual retrô e espírito off-road. Com tração 4×4, reduzida e eixo rígido, é robusto para trilhas e prático para a cidade.
Chevrolet Camaro – a partir de R$ 170.000
O muscle car que dispensa apresentações. Motor V8 6.2, tração traseira e presença de sobra, logo, mantendo viva a alma retrô com muita potência.
